quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma bronca incontida

No ano passado arrisquei alguns palpites temáticos para a prova de redação do Enem. Organizarei oportunamente uma lista em contribuição aos que aparecem aqui com o intento de busca virtual, mas fico sempre a procurar uma explicação para alguém que deixa rastro da sua passagem no sistema interno do NaMiradoLeitor, mas não exibe a identidade da procura. Por que o leitor não aparece e deixa um pedido assim: Oi, Profª Doralice, sou estudante (ou professor de Redação) será que dá para organizar uma lista de temas possíveis para a redação do Enem?

Apareça e peça - Há um esvanecimento progressivo no meu entusiasmo em colaborar com o estudante, o colega professor e o leitor aparentemente interessado na lista de temas, aqui no blog. Ninguém merece apenas oferecer, oferecer, oferecer e oferecer dicas sem a retribuição compatível. Sabe qual? Um comentário, ali na caixa de mensagens! Do contrário, deixar pegadas ou sugestões indiretas, é tal como aquele que diz não estar com fome, mas se você distrai, ele pega qualquer coisa e coloca na boca para mastigar e saciar a carência. Apareça; eu não mordo, mas sou objetiva e franca. O leitor, que não é um desses que precisa da lista, concorda com a minha exigência? Sou blogueira, não remunerada; meu pagamento é o comentário do leitor!

Minha bronca - Aqui não é a casa da Mãe Joana; há uma reverência tácita natural entre pessoas educadas - e por que não em um blog com propósitos educativos e temas afins? Cumprimentar, puxar a prosa, trocar ideias, solicitar, agradecer, ponderar, sugerir, reclamar, aplaudir e acrescentar valor, são atitudes esperadas, porque todos somos capazes de fazer a conversa prosseguir com educada franqueza de intenções. Até mesmo quando o papo é intermediado com uma bronca como a de hoje. Alguém tem alguma dúvida?

Sugestão - Vou ali pegar a minha bola de cristal e ver se visualizo o que a banca organizadora, sob o poder outorgado pelo Inep, escolheu como tema da prova; voltarei mais adiante. Enquanto isso, sugiro ao buscador que pegue um jornal de alcance nacional ou uma revista da semana e leia com atenção o cardápio temático oferecido; os temas estão na vida em sociedade. Vão do riso ao deprimente, da vida comum ao exagero do consumismo ou insensibilidade às necessidades coletivas, mas sempre exigirão que você conheça a estrutura do texto dissertativo, além de empregar com eficiência os recursos textuais. Fácil, mas exige treino, disciplina e vontade de aprender. Está disposto a encará-los ou quer tudo de mão beijada? Está habituado ao costumeiro e disseminado Ctrlc e do Ctrlv ? 

As queridas profªs Nidiane e Miriam, em destaque no link acima, certamente terão algo a declarar sobre a minha bronca, queixa e dicas, aí na caixinha de comentários, pois são colegas de área, além de blogueiras com temática aproximada da minha. Os colegas de redação que reproduzem os textos de orientação de escrita que ofereço, além das imagens ligadas ao tema, também, são convidados a levar a prosa adiante. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails