Aproveitar para ler os jornais expostos na vitrine da banca é atitude comum - Praça Osório, Curitiba, arq. pessoal |
Recomendo com insistência aos meus alunos: frequentem as bibliotecas públicas! Há verba do governo, patrocinada pelos impostos, para aquisição de impressos de todos os gêneros. É um direito do cidadão, mas muitos deles nem conhecem a Biblioteca e jamais visitaram um Farol do Saber ( blog Curitiba para não curitibanos), mesmo aquele que fica à disposição, ali no bairro onde residem. Será que a biblioteca da escola ou o acervo doméstico foram ou são suficientes? Seria ótimo conferir em pesquisa bem localizada.
Espaços públicos de leitura disponíveis 24 horas. É sonho? Biblioteca, Sala de Belas Artes, Curitiba-arq. pessoal |
Os administradores públicos, infelizmente parecem que ainda não. Eles não sabem o que deixam de fazer pelo leitor, mas raciocine comigo: será que eles sabem o quanto é preciso de esforço fazer para comprar livros, revistas e jornais? A maioria jamais compra, mas sim ganha como gentileza das editoras ou lê impressos jornalísticos financiados com o dinheiro público. Será que um dia já cogitaram o fato de que o leitor, sem a devida condição financeira, poderia ler jornais e revistas nas bibliotecas, aos domingos, também?
Portas abertas, sempre! - Uma experiência mensal mostraria a receptividade e a atenção ao leitor; um esquema de rodízio entre funcionários, pagamento de abono financeiro especial e um apoio de voluntários bem treinados formariam um trio poderoso à viabilidade da ideia, concorda comigo ou considera uma ideia sem pé e nem cabeça?
Até a próxima!
Isso seria lindo! Precisamos de muito mais apoio e incentivo a leitura!!
ResponderExcluirForte abraço Dora!