domingo, 2 de outubro de 2011

Bibliotecas públicas sempre abertas!

Aproveitar para ler os jornais expostos na vitrine da banca é atitude comum - Praça Osório, Curitiba, arq. pessoal
Você costuma encostar nas bancas de revistas e jornais para ler os impressos, ali expostos? Eu frequentemente paro e entro; quando tenho dinheiro disponível, não hesito em comprar, mas na maioria das vezes vou à Biblioteca Pública do Paraná  na segunda-feira para ler as revistas da semana, assim como os jornais do dia, também. É um hábito consolidado pela certeza de que tenho direito a encontrar impressos atualizados nos espaços públicos de leitura.

Recomendo com insistência aos meus alunos: frequentem as bibliotecas públicas! Há verba do  governo, patrocinada pelos impostos, para aquisição de impressos de todos os gêneros. É um direito do cidadão, mas muitos deles nem conhecem a Biblioteca e jamais visitaram um Farol do Saber ( blog Curitiba para não curitibanos), mesmo aquele que fica à disposição, ali no bairro onde residem. Será que a biblioteca da escola ou o acervo doméstico foram ou são suficientes? Seria ótimo conferir em pesquisa bem localizada.

Espaços públicos de leitura disponíveis 24 horas. É sonho?  Biblioteca, Sala de Belas Artes, Curitiba-arq. pessoal
 Aos domingos! - Você costuma frequentar bibliotecas públicas? Eu fico aqui imaginando se elas abrissem aos domingos. Já pensou?

Os administradores públicos, infelizmente parecem que ainda não. Eles não sabem o que deixam de fazer pelo leitor, mas raciocine comigo: será que eles sabem o quanto é preciso de esforço fazer para comprar livros, revistas e jornais? A maioria jamais compra, mas sim ganha como gentileza das editoras ou lê impressos jornalísticos financiados com  o dinheiro público. Será que um dia já cogitaram  o fato de que o leitor, sem a devida condição financeira, poderia ler jornais e revistas nas bibliotecas, aos domingos, também?

Portas abertas, sempre! - Uma experiência mensal mostraria a receptividade e a atenção ao leitor; um esquema de rodízio entre funcionários, pagamento de abono financeiro especial e um apoio de voluntários bem treinados formariam um trio poderoso à viabilidade da ideia, concorda comigo ou considera uma ideia sem pé e nem cabeça?

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Isso seria lindo! Precisamos de muito mais apoio e incentivo a leitura!!

    Forte abraço Dora!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails