segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Enfermidade & Plano de Saúde e muitas queixas

Um hospital pode recusar o atendimento de usuário de Plano de Saúde? Parece que sim, leitor. Você já viveu a triste experiência? 

Enfermidade súbita - Ontem à noite tivemos que levar a filha  ao hospital; uma queixa com todos os índicios de apendicite (site Mundo  Estranho) não nos deixava escolha. Uma correria. Larguei o computador  e a redação de um tweet sobre a necessidade de critérios informativos com relação ao Plebiscito, lá no meu Pará. Na porta do hospital- Meu Deus! -  um aviso não oferecia escolha ao recém-chegado: apenas atendimento particular! 

Diga lá! - O que você faz, leitor, diante de um filho doente a gemer de dor e uma negativa hospitalar de atendimento ao Plano de Saúde?
(    ) Busca outro hospital mais próximo.
(    ) Reclama, mas submete-se à decisão.
(    ) Vai ao Posto Público de Emergência.
(    ) Vai à delegacia e faz um Boletim de Ocorrência.
(    ) Mesmo desnorteado contata com a administradora do Plano de Saúde.

Imagem do arquivo Google
Com a filha a reclamar de dor não tivemos alternativa, exceto escolher a segunda opção acima. O tempo na hora de entender e combater qualquer enfermidade é fator determinante. Na terapêutica hospitalar? Uma sucessão de procedimentos para debelar a crise: triagem na enfermaria, consulta médica, exames de ressonância magnética e despesas na farmácia. Crise combatida e entendida, felizmente, mas fiquei, caro leitor, com uma vontade danada de ir à Delegacia fazer um BO. Será que tenho amparo legal?

Enfermidades de natureza diversa representam o ganha pão dos hospitais; um Plano de Saúde significa indiscutivelmente ao seu usuário o passaporte de atendimento menos humilhante, se considerarmos a acolhida nos postos públicos, mas diante da urgência de socorro especializado ao enfermo, qualquer pessoa sente a vulnerabilidade, poder e a injustiça que determinam o atendimento hospitalar.

A chave do atendimento imediato - Será que Hipócrates (Cons.Reg. de Medicina de SP) pisca para pessoa na porta de um hospital ou abre os braços em lamento ao que faz do juramento médico? O segurança à entrada do hospital, aqui no Mercês, nem deixa você pensar muito. Subir a rampa de acesso ao atendimento exige, portanto a frase que gira a chave e abre a porta do hospital: É consulta particular!

Acompanhe uma batalha jurídica sobre o tema da negativa do atendimento; o relato é do Correio Forense.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails