sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Descrever e justificar as preferências alimentares

A descrição das guloseimas ou alimentos preferidos das crianças e jovens poderá render, na escola ou em casa, a elaboração de excelentes textos. Mais tarde, na hora de exercitar a redação em relatórios, análise de infográficos ou laudos profissionais o senso de observação será a marca registrada dos textos ou documentos. Peça para uma criança dizer o que gosta de saborear e apresentar uma justificativa. Não fique contente apenas com frases curtas; peça explicações, detalhes e comparações, enumerações de motivos, entre outras táticas de convencimento oral ou escrito.

Gosta de morangos, leitor? Eu adoro; são massudos, doces e saciam a minha fome, kkkkk....- arq. pessoal
Sugestão - Treinar a escrita com a exploração das minúcias, das escolhas e justificativas convincentes é um modo de preparar a criança e o jovem aos desafios da redação seletiva, assim do tipo exigido nos vestibulares ou concursos públicos em geral. Pelo andar da carruagem política o Enem será alçado cada vez mais à condição de vestibular nacional. A prova de redação? A soberana senhora. Não duvide.

Diga lá! - Tem feito assim com as crianças e jovens, caro leitor ou colega professor? Preparar as novas gerações à descontração com os mecanismos e recursos da escrita é fácil, mas exige conhecimento prévio das possibilidades êxitosas.  Formação anterior e disposição à criação de alternativas são condicionantes imprescindíveis.

Convite permanente -  Apareça aqui no NaMira; costumeiramente compartilho algumas dicas de redação e metodologia na escrita de textos não apenas escolares, mas para a vida em geral.

Até a próxima!


2 comentários:

  1. Oi Doralice, queria agradecer pelas suas dicas de redação. Quando eu descobri o seu blog, antes na RPC, eu dei uma geral nele pelas suas dicas.

    Pude aprender muito sobre escrita com os seus posts e isso me ajudou no ENEM. Tanto que fiquei sabendo hoje que passei em Engenharia da Computação ai na UTFPR-CT.

    Bom trabalho, Dora! hahaha
    Abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei bem feliz com a notícia da sua aprovação na UTFPR-CR, Giovani.

      Grata pelo comentário gentil; o mérito é seu.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails