terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acompanhamentos conexos para um café

Não sei se o leitor sabe o que é campo semântico, mas saiba de que ele é um poderoso auxiliar da professora atenta. Sabe por quê? Ele ajuda a aumentar o vocabulário, seja da criança, jovem ou do adulto escolar. Basta escrever, por exemplo, a palavra CAFÉ e pedir para que relacionem todas as combinações posssíveis para a expressão vocabular destacada. Não importa se elas são (in)diretas; é um vale tudo de sentido e de significado, captou?
 
Quando estou em Belém e penso em café? As tapioqinhas com manteiga fazem a perfeita conexão- arq. pessoal
Já imaginou a lista enorme de palavras que todos encontrariam? É assim que o repertório vocabular de um estudante ou até de quem não estuda formalmente fica ampliado.

Quer fazer uma experiência? Pense em 10 palavras que estejam ligadas à expressão CAFÉ. Pensou? Será que alguma está incluída na lista a seguir? Veja só: cafeteria, cafezal, bule, coador, grão, ciclo, moagem, torra, encorpado,quentinho, tapioquinha, pão, manteiga, açúcar, adoçante...

Se desejar que a lista dê engate à redação de frases, basta pedir que as produza para cada palavra destacada. Escrever é atribuir sentido às palavras; não esqueça e passe adiante a informação. As crianças? Adoram. Os jovens? Encontram funcionalidade na atividade de escrita. Os adultos? Sorriem contentes.Vá por mim, leitor. Eu entendo bastante de leitura e de escrita. Nem todos os professores, entretanto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails