Uma casa com pequena área para um jardim e quintalzinho? Um sonho para muita gente- Curitiba, arq. pessoal |
Morar em uma cidade grande e encontrar um quintal cheio de árvores frutíferas ou de adorno paisagístico com um pinheiro ou uma espécie bem florida é um sonho para muitas pessoas. Quando criança eu morei em uma casa assim; ela ficava no centro do terreno que ocupava um quarteirão inteirinho. Era lá em Alenquer, no Pará. Era uma propriedade da minha mãe, que foi vendida para custear a nossa ida para Belém.
O cuidado com o roseiral doméstico é uma herança materna- arq. pessoal |
Não tenho registros fotográficos do quintal e nem do jardim que minha mãe cuidava com esmero, mas tenho lembranças muito vivas na memória. Espécies de árvores, tais como pés de café, cuieira, mangueira, cacaueiro, bananeira, entre outras, estão registradas na minha cabeça. Lá estavam antes mesmo que eu nascesse. As roseiras na frente da casa eram cuidadosamente podadas e formavam círculos e quadrados na grande área da frente; havia uma pequena horta e um pomar amazônico. Meus irmãos mais velhos têm pormenores mais incisivos. Qualquer hora os recolherei como as preciosidades da memória familiar.
Na revista Seleções- Minha mãe contava de que uma vez um repórter da revista Seleções pediu para fotografar o roseiral doméstico, o que ela consentiu. Lamentável, entretanto, que não ter enviado para minha mãe nenhum exemplar da revista. Eu adoraria reproduzir a foto aqui. Seria uma prova viva das minhas lembranças, não é mesmo? Nos passeios que faço pelos bairros de Curitiba o meu olhar vai adentro; muitas vezes avisto pequenos e grandes quintais. O destaque é para mostrar que eles ainda estão presentes em algumas regiões da cidade.
A manutenção e criação de espaços públicos ao ar livre é uma necessidade diante das contingências das moradias urbanas- Curitiba, Parque Tingui, arq. pessoal |
Mora em casa com quintal, leitor? Poderia fazer uma foto para mostrá-lo parcialmente aqui? Eu adoraria reproduzir imagens desse prazer que é poder dizer que vai lá fora no quintal. Se estiver disposto, por gentileza, encaminhe as imagens para o meu e-mail, indicado lá no cabeçalho da página.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário