terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Que saudade da Fábrica Palmeira...

 
A Fábrica Palmeira, em Belém ( reconstruída após o 1º incêndio)- Foto reproduzida do blog do Fernando Jares
Meu pai costumava trazer para casa biscoitos e pães da Fábrica Palmeira, lá em Belém. Jamais esqueço das ocasiões em que lá entrei com ele. Era a minha mão na mão do papai -  e, posso garantir de que os meus olhos de filha atenta deviam brilhar muito. Pena que não tenho registro fotográfico algum desse lugar que mora nas minhas lembranças de menina paraense.

Ainda bem que o Fernando Jares não deixa de reunir guardados históricos, com a ajuda de outros paraenses, sobre a antiga fábrica de biscoitos e pães. Muitos residentes em Belém não conheceram a bela Palmeira.

Com o Pelas Ruas de Belém todos terão as informações necessárias para imaginar e sonhar com o lugar, hoje reduzido a uma coisa bem estranha, uma espécie de shopping popular. Por mim, seria uma praça com arvoredo farto e uma réplica em miniatura da saudosa fábrica de massas paraense. Na última vez em que passei pela Manuel Barata vi aquela coisa horrenda sendo erguida, mas quero informes recentes; quem sabe olhos paraenses atentos possam vir em socorro ao rol de curiosidades que eu tenho sobre o destino daquele terreno que abrigava a lendária fábrica de massas.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ja existe uma ou duas fotos da Fabrica circulando. Se quiser me mande um e-mail que lhe envio. cmeloiob@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. A demolição da fábrica palmeira, foi um crime contra a arquitetura de belém, pois o prédio deveria ser tombado, e hoje poderia ser polivalente, abigando escola, museu e órgãos do governo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails