terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amizades virtuais? Vamos trocar conversa sobre o tema?

Peço-lhe desculpas pelo título longo, leitor. Ele ajudará, no entanto, a estimular mais leitores à postagem. Eu moro em Curitiba desde 1992 e posso contar nos dedos de uma das mãos os amigos que tenho aqui. Não é pela cidade, nem pela suposta dificuldade para fazer amizades reais, mas pelo fato de que amigos não são comprados; eles são estabelecidos no limiar entre as dificuldades e as fases de bonança. Nos dias atuais, ui, convém manter redobrada a atenção às verdadeiras intenções das pessoas que nos redeiam.

Realidade & Virtualidade - Jamais alguém residente em Curitiba ligou aqui no meu telefone para dizer assim: 

- Ô...Doralice; venha passar uns dias com a gente, aqui na praia! - ou mesmo: - Você quer a senha da  minha assinatura de um jornal, Doralice?   

Saiba o leitor de que a troca de conversa sobre aflições maternas ou preocupações de ordem política, educacional ou mesmo centrada na permuta agradável de favores é intensa na rede social virtual. Quer um exemplo bem marcante para mim? Quando voltei de Belém, após o desencarne da minha querida mãe, como sofri com a solidão das conversas de encorajamento e consolo; apenas uma das minhas vizinhas encostou no portão para perguntar como eu estava. Bem diferente da intensidade do apreço e quantidade da companhia dos amigos virtuais.

Marco delimitado - Foi depois que  elaborei e alimentei diariamente o NaMiradoLeitor e, especialmente, após ter feito uma continha no Twitter, que a realidade virtual mostrou uma fisionomia muito diferente para mim. Aproximou as boas intenções e os bem dispostos à interação amiga. Consolo, ânimo, sugestões, dicas e expressões cordiais estimulantes surgem com regularidade na minha página tuiteira. É uma alegria diária tuitar um  Bom dia, TL! Logo, logo, aparece uma retribuição virtual.

Quando saí de Curitiba para ver minha mãe enferma, lá em Belém, amigos virtuais acorreram à minha timeline. -  arq. pessoal
Quer exemplos, leitor? - Eu tenho mais de uma dezena de @amigos. Dentre eles será impossível não destacar a Bê Neviani (a única que ainda não conheço pessoalmente), a Ane Beatriz , o Renato Castilho, o Alessandro Reis,  o Marcelo Katsuki, entre outros, hoje elevados à categoria de bons conhecidos, uma vez que já sentamos para tomar café e trocar conversa, além de mútuas e prestimosas colaborações. É um bom começo de amizade.

Cuidados necessários - É natural desconfiar da rede virtual de boas amizades, mas é necessário selecionar aproximações com as suas afinidades. Ler o que escrevem os seus "acompanhantes" nas redes, observar as reações que têm diante dos fatos e, principalmente, ver como agem diante da vida nacional coletiva. Tenho e acompanho, sempre que possível, o que escrevem os seguidores da minha página, mas é na concessão comunicativa mútua das mensagens exclusivas (conhecidas como DMs) que a confiança ganha a dianteira e promove a conversa tuiteira em amizade virtual.

Sobre o tema? Vai aqui uma sugestão:  Amizade virtual não é"amizade menor" é a nova forma de estar junto ( Diário da Saúde); excelente dica da Be Neviani, citada no terceiro parágrafo e recorrentemente grande auxiliar na ampliação das informações, soluções de problemas e expressão maior da potencialidade de um relacionamento amigo tonificado pela internet.

Diga lá!- Você tem alguma observação a fazer, caro leitor? Tópicos sobre papéis sociais, (des)compromisso nas relações interpessoais ou perigos iminentes serão abordados descontraidamente em postagens oportunas. Eu garanto.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ah!Ficou lindo,Doralice! Tbm me sinto assim em relação aos amigos e a internet e creia, tomamos café juntas todos os dias. bj :)

    ResponderExcluir
  2. A recíproca é verdadeira, querida Bê; ela vem desde a época em que nos encontrávamos, lá na página do blog do Marcelo Coelho, mas foi o Twitter que nos aproximou mais. Ah...as tuitadas matinais aproximadoras pelo Brasil afora!!

    Grande abraço; época de muitas alegrias para você e sua família.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails