terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Lembranças dos natais da nossa infância

  
Eis a Árvore de Natal da minha casa, leitor! Simples e natural como penso que é a existência - arq. pessoal 2011
  O jornalista e blogueiro Alessandro Martins tuitou o que eu destaco abaixo:

                  Quando eu era criança e chegava essa época, eu nem dormia direito pensando nas coisas do natal. Eram os 4 dias mais demorados do mundo.
 
Diga lá! - No seu tempo de criança a sensação era a mesma, leitor?
 

Lá em casa...- Na minha família numerosa - éramos 11 irmãos, além da mamãe, meu pai e  geralmente um ou dois primos que vinham de Alenquer para estudar em Belém, afora os visitantes ocasionais em tratamento de saúde, portanto, a comemoração natalina e a movimentação doméstica é na minha cabeça algo inesquecível - e a espera pelo presente, um capítulo cheio de lembranças nostálgicas. Sabe a razão, leitor? Quando meu pai faleceu, os meus irmãos mais velhos que já trabalhavam fora de casa, entre eles, o Onizes, assumiram a dianteira das providências com relação aos festejos, compras e providências específicas não apenas do final de ano, mas de tudo e durante o ano inteirinho.

Mãos familiares agiam -Durante os quatro dias que antecipavam a festiva antevéspera do dia natalino, a minha mãe, professora em férias, ficava com a movimentação que vinha dos apelos da cozinha. Assados, panetone feito em casa, bolos com uvas passadas, rabanadas, castanhas portuguesas prontinhas para comer, entre outras gostosuras. Os brinquedos que ganhávamos, meu caro leitor, eram apenas um dos detalhes, pois sabíamos de onde provinham.  Ah... quanta saudade do tempo de criança, lá em Belém, na Rua Boaventura da Silva e também na Rua João Balbi, lugares que marcaram a minha infância natalina no bairro do Umarizal. 


A época é também cheia de lembranças para você, leitor? Vamos lembrar juntos? Comente e compartilhe as suas; prometo trazê-las aqui para cima se você interagir com a postagem.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails