sábado, 1 de outubro de 2011

Lá vem o Círio de Nazaré!

Acompanhe o desenho e a animação > feitos pelo Sérgio Bastos - Círio de 2010
Não sou católica, mas acolho descontraidamente as manifestações culturais advindas com as crenças populares evidenciadas com  genuíno vigor. Lá em Belém, no Pará, por exemplo, em outubro a cidade fica sob um corre-corre sem fim. Sabe o motivo, leitor? É a festa do Círio de Nazaré. Ela acontece anualmente no segundo domingo do mês. É um fenômeno cultural inesquecível. Eu garanto.

Os jornais, as revistas, a tevê e os blogs trarão o tema para você ver, ouvir e conhecer como uma cidade fica transformada no mês de outubro. Até parece aquela fase, bem conhecida de dezembro, com festas, preparativos de comidas, arrumação das casas e muitas expressões de alegria não apenas nas ruas, quando é Natal. Você verá, meu caro, como a capital paraense fica abarrotada de romeiros, de turistas e de sua gente que vive no interior. O motivo não é outro; é participar do Círio, expressão cunhada com vitalidade na minha Amazônia paraense.

Uma certeza-  Se o escritor inglês Charles Dickens tivesse visitado Belém no dia do Círio, ah... teria feito uma comparação acerca do movimento fraterno existente no natal paraense, ali na sua famosa narrativa da Inglaterra vitoriana no livro Três Espíritos do Natal. Ria, mas não duvide da possibilidade.

Saudosas lembranças - No ano passado eu estava em temporada de visita familiar em Belém; eu e minha minha mãe, ainda encarnada, acompanhamos da sacada de casa, a movimentação indescritível de milhares de paraenses e turistas que acorriam à  Av. Presidente Vargas; elas pareciam vir de todas as ruas de Belém e de todos os lugares do mundo, naquele Dia do Círio. Todas têm dois desejos, já estudados antropologicamente: segurar a corda que estabelece um limite de espaço à gigantesca procissão e acompanhar com todos os sentidos a manifestação cultural, regida pela procissão de proporções inimagináveis, caro leitor.

Fiquei agora, enquanto escrevo a postagem, com uma saudade incontida da proximidade materna e da conversa mantida naquela manhãzinha do dia 11 de outubro de 2010, sem dúvida uma despedida marcante entre mãe e filha. Hoje, não tenho mais a minha mãe e nem estou em Belém, mas a minha timeline no Twitter, abastecida com leitores e blogueiros paraenses, trará as últimas novidades da terra querida e saudosa. É apenas uma questão de atenção e de retuite para você acompanhar, também. Interessa-lhe? Siga a edição da coluna Twitter Updats; ela reúne tudo o que tuito ou retuíto, ali à direita, no meio da página 

Saiba mais mais sobre o Círio de Nazaré: no informe ORM - Círio  ou no Mala Pronta- e, se puder, visite Belém em Outubro. Tenho certeza de que vai gostar muito da capital paraense, apesar dos desatinos e conluios indigestos da política local.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails