sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Arquitetura escolar e manutenção (des)atenta


Impossível não sentir orgulho de estudar em escola assim, embora com aparência negligente de manutenção- Curitiba, Instituto de Educação arq. pessoal 
Antigos e lindos prédios escolares estão em destaque visual pelas cidades brasileiras, concorda comigo? O que tinham na cabeça os que projetavam e autorizavam a construção de relíquias da arquitetura escolar destinada às crianças e jovens da escola pública? Eu sei. Você, também, não é mesmo?

Manter e bem cuidar dos espaços escolares é uma obrigação das administrações atuais; preservar as antigas construções, marco visual da importância atribuida à educação pública uma defesa das ideias proferidas comumente nos palanques da vida política.

Lindo prédio escolar em Belém- Instituto de Educação do Pará- arq. pessoal
A maioria dos que residem em Curitiba avista  no seu trajeto pelo Centro o belo prédio que sedia o Instituto de Educação; idêntico panorama alcançam os olhares dos que residem em Belém. O centenário prédio do Instituto de Educação do Pará é lindo! A foto que eu fiz exibe a parcial pintura recebida pela parte externa da escola, mas não sem intensas reclamações.

Por que custa tanto aos gestores públicos preservar as antigas construções escolares? Será que não atinam à importância histórica e de reverência às prioridades administrativas de outrora? Será que temem a concessão de prestígio aos que nem estão mais vivos para auferir aplausos? Tenho buscado retratar as novas escolas públicas, tanto aqui em Curitiba, quanto as em Belém. Meu olhar percorre os bairros, inclusive periféricos, mas quase não tem o que mirar e clicar com a ajuda da câmera acoplada ao celular.

Interessado no tema da arquitetura escolar? Veja informações técnicas aqui.

Até a próxima!

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