sábado, 2 de abril de 2011

A saga vivida pelo cidadão adoentado no Brasil

Você tem Plano de Saúde, leitor? Está satisfeito com ele?

Mapeamento - Quem precisa do amparo de um Posto de Saúde ou do atendimento de Urgência pressupostamente oferecido nas unidades de saúde pública vive uma insuportável saga. Ontem à noite assisti no Globo Repórter uma reportagem extremanente preocupante. Um verdadeiro mapeamento do tema pelo Brasil afora.

No contexto paraense -  Fiquei estarrecida ao avistar as agruras enfrentadas pela população do meu estado de origem;  não hesitei em tuitar comentários sobre as tristes ocorrências no Pará, assim como em outras áreas sem a devida assistência das instâncias administrativas. O pior é saber, após a elucidativa reportagem, de que as verbas enviadas pelo Governo Federal aos municípios são desviadas. É preciso punir essa cadeia de vilões, mas como fazer funcionar a justiça social, hein, leitor?

A Unidade de Saúde Vila Leonice, nos arredores do Barreirinha, bairro distante do Centro de Curitiba, arquivo pessoal.


Contraponto no Sul- A repórter Graziela Azevedo mostrou que na comunidade de Nova Embratel, no Rio Grande do Sul, a população não guarda queixas do atendimento público de saúde. Fiquei curiosa para saber quais as medidas que oportunizam tamanha satisfação dos usuários. Vale examinar as boas condições para implementá-las com ajustes às demais realidades pelo país afora. Veja aqui o trecho da reportagem, mas talvez não sejam os aspectos materiais que façam a diferença, mas sim a seriedade e o comprometimento social das pessoas envolvidas na prestação do serviço público, você concorda comigo?

Queixas frequentes - As reclamações pelo país afora são decorrentes da falta de atendimento, da irregularidade no cumprimento do horário de serviço dos médicos, das condições das instalações, da superlotação e da insuportável leniência em tudo.

Fazer o quê?  - As imagens oferecidas pelo programa televisivo foram estarrecedoras, mas e daí, quais as providências a partir dessa exposição? O que pode o cidadão fazer para que o mínimo de direito lhe seja oferecido, quando necessita de amparo à saúde nos postos de atendimento? Fazer uma representação? Denunciar a quem? Alguém, bem instruído nos direitos do cidadão, poderia explicar aqui, em comentário didático e com procedimentos objetivos? Agradeço muito.

Prometo  - Em postagem futura farei um relato da última vez que recorri ao atendimento de urgência, ali na Unidade de Saúde do Campo Comprido, quando apresentei problemas no braço direito. Aguarde, caro leitor. Sou extremamente observadora; não deixo passar nada.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Legal vc escever sobre isso. Estou vivendo uma situação bem complicada. Meu tio chegou no Pronto Socorro com uma fratura na perna há uma semana. Hoje, está na UTI com pneumonia. Tudo devido ao descaso dos enfermeiros que chegaram a deixá-lo durante horas sentado numa cadeira sem água nem observação. Segundo a médica responsável, se não fosse por minha mãe, que encontrou ele naquele estado e procurou ajuda, ele teria morrido. Para nós é bastante complicado pois não sabemos se podemos confiar nos seviços públicos de saúde. Na verdade, até sabemos que não podemos confiar neles, mas precisamos disso e só podemos torcer agora. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Legal é a sua leitura e contato; a indignação requer vozes e não apenas a leitura superficial dos fatos. Grata pelo depoimento; espero que o seu tio consiga superar a doença, sinceramente, "Comoasconcebo".

    ResponderExcluir
  3. Opa, acredito que um grande problema no Brasil é a própria cultura. Em geral, brasileiro é sossegado, mas às vezes isso acaba refletindo como irresponsabilidade, desleixo e falta de atenção. Tem até uma piada que diz que o Japão vai reconstruir o país enquanto o Brasil não vai ter terminado de construir os estádios da copa.
    Acredito que o problema não é o sistema de saúde, o sistema político, ou o sistema educacional, mas sim a raíz que é o caráter das pessoas.
    Aqui em Jacarezinho já precisei também de atendimento no pronto socorro, quando quebrei o braço esquerdo. E mesmo tendo plano de saúde, meu pai teve que dar um "show" e quase chamar a polícia para eu finalmente ser atendido.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas realmente precisam dar um "show" para que o atendimento médico seja oferecido, Giovani; é lamentável.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails