quinta-feira, 31 de março de 2011

Há um Conselho Cidadão? Quero fazer parte!

Na minha época de estudante dos primeiros anos serviam leite morno na hora da merenda escolar. Eu não gostava do sabor daquele leite. Era esquisito. Mais tarde, quase adolescente, eu soube que era resultado de um programa aparentemente solidário, mas intrometido do governoEUA chamado de Aliança Para o Progresso (a recente análise do Vinícius Torres Freire assoma explicações bem articuladas; leia depois que acabar este parágrafo). Eu costumava levar uma banana e pão com manteiga para merendar e recusava o leitinho que era servido e muito apreciado pela maioria dos meus colegas do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, em Belém, no Pará. Uma das minha irmãs, mais velha do que eu, gostava do leitinho morno, portanto, eu eu ficava na fila para pegar a minha porção e repassava para ela. 

Imagem obtida no blog Preto no Branco



Novos tempos; novas manhas...- O tempo passou; hoje não sou mais estudante, mas sou egressa da rede pública e devo ao Estado muito do que sei e sou na vida. A Merenda Escolar, hoje com outra denominação é assegurada legalmente (veja histórico da Prefeitura Municipal de Campinas), caminha com verbas nacionais (veja a descrição de documento da Presidência da República) sem necessitar de apoio solidário de outra nação, mas parece que mantém as pernas tortas e mal administrada, embora o arrozoado descritivo seja estimulante, visto assim de fora da escola. A prova? Faça uma leitura vertical e leia o texto anterior no blog, meu caro leitor. A realidade pulsa e a maioria, distante da cena pública escolar, ignora. Não aja mais assim, leitor. Fique mais atento!

A minha aspiração - Gostaria muito de fazer parte de um grupo de pessoas que têm licença para entrar nas escolas e conferir o funcionamento da merenda escolar, da rotina pedagógica, das condições de estrutura do prédio e segurança geral oferecidas ao público usuário. Usufruir desse passaporte, sem manter qualquer vínculo corporativo com a administração pública ou relação de amizade, parentesco ou favores com a direção escolar, seria uma satisfação. Não ser obrigada em decorrência de vínculo corporativo a fazer salameleques para ninguém; condição exemplar para agir diligentemente. Será que o leitor conhece algum Município ou Estado brasileiro que tenha a participação do cidadão assim como descrevi anteriormente?

Eu moro em Curitiba; vou tentar descobrir se aqui funciona algum Conselho Cidadão com voz ativa para questionar, conferir e denunciar irregularidades no interior das escolas municipais e estaduais. Quem sabe a Secretaria de Educação do Município e  a do Estado possam oferecer a resposta? Farei a busca; depois trarei notícias, prezado leitor. Caso você tenha algo a acrescentar sobre o tema, por favor, não hesite em compartilhar comigo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails