domingo, 27 de março de 2011

Sem Ficha Limpa até 2012

Fonte: Gazeta do Povo, hoje

A sensação expressa na charge do Paixão é geral; as explicações legais encontram amparo certamente na decisão soberana do Superior Tribunal Federal, a mais alta instância de poder  judiário no Brasil, mas o cidadão não consegue extirpar o desapontamento com relação ao fato político. Alçar, via força legal, 1, 2, 3 ou melhor 31 oportunistas ao cenário político é demais. O Ficha Suja venceu.

O poder do voto - É preciso tomar cuidado ao votar em alguém; as consequências são incalculáveis e a ignorância acerca dos meandros das leis centradas na cena eleitoral hoje provoca a indignação, mas também o remorso no eleitor. Você discorda, leitor?

Muitos de nós exercemos severa vigilância na escolha do que nos favorece na vida social, mas dispensamos ao exercício do voto, uma insignificância, um descaso coletivo. Há, entretanto, um poder ilimitado de benesses aos que ascendem aos quadros da política mediante a força majoritária do voto. Exemplos? Remuneração, legislação diferenciada, mordomias incalculáveis, além dessas prerrogativas impostas pela leis, feitas por homens nem sempre ciosos e probos.

Eu sinto um remorso geográfico e histórico pelo fato de não ter feito suficientemente a minha parte às vésperas da eleição, lá no meu distante Pará.; se um contingente maior de eleitores mantivesse participação ativa e decisória talvez não tivéssemos que suportar o  imposto retorno de JBarbalho (Folha, 23 marco) ao cenário político nacional, em representação estadual vergonhosa.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Eh Dora, agnt bem que lutou neh, mas pra essas eleições não deu. Agora só para as municipais de 2012. Mas é importante lembrar que a lei já venceu, pelo menos para as próximas eleições, para que nós não desanimemos.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança, Giovane.

    Você estava sumido.Como vai nos estudos? Tem atualizado o seu blog? Relate a sua movimentação estudantil na página, querido leitor. Quero acompanhar o seu trânsito de sucesso na escrita, na escola e na vida em geral.

    ResponderExcluir
  3. Legal vc se lembrar de mim, Doralice. Eu estou terminando o técnico aqui na UTFPR, último ano já. Logo chega o meu teste de escrita nos vestibulares da vida também. Ainda não decidi totalmente minha graduação, mas acredito que vai ser alguma engenharia. Se Deus quiser!
    O blogue está lá sozinho, coitado, mas estou preparando uma postagem sobre minha iniciação científica. To terminando de editar o vídeo.
    Abraçoo Doralice.

    ResponderExcluir
  4. Devemos nos adiantar às leis, eis que elas somente deveriam espelhar os nossos mais nobres anseios. "Eu não preciso de lei que me impeça de votar em candidato "]ficha suja", essa é a campanha de agora em diante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu no NaMira, prezado Adhemar! Concordo com os que voc~e dia sobre "nobres anseios" e também com a liberdade para votar, embora um candidato comprovadamente "ficha suja" não seja recomendável, meu prezado leitor. Será que poderá melhor explicitar a sua posição? Agradeço a participação na página.


      Senti a falta da sua boa conversa. Um antigo leitor presente no blog, sempre faz a grande diferença. É como um velho conhecido; entra, puxa a cadeira e conversa descontraídamente, pois conhece as ideias da anfitriã.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails