O tradicional Colégio Dom Amando desperta o orgulho discente; ex-alunos sabem traduzir os porquês- Santarém, Pará, Foto de Onizes Araújo |
O reverso - É bem triste ouvir declarações de uma criança, jovem ou adulto desapontados com a escola e os seus desdobramentos; a ausência de satisfação discente é um sintoma muito grave na administração pública de todos os tempos.
A foto em destaque é do Colégio Dom Amando, localizado em Santarém, municipio do baixo rio Amazonas no Pará; foi uma gentileza do Onizes, que esteve na região durante o último final de semana . Os atuais frequentadores da tradicional escola e ex-alunos ao avistarem o prédio escolar com certeza a ele devotam gratidão e saudade.
Interaja - Eu gostaria de saber se as impressões do leitor, quando avista a sua primeira ou última escola, conferem com as evidenciadas no texto. Planejo reuni-las em postagem específica. Você quer participar? Interaja, meu caro. Cite o nome da escola/universidade e o local, além de justificativa diante do seu orgulho discente.
Até a próxima!
Sou da época em que era ainda o Ginásio Dom Amando, nos anos 50. Fui interno desse educandário dirigido pelos Irmãos Missionários da Congregação da Santa Cruz.
ResponderExcluirSão muitas as recordações do Dom Amando, dos colegas, dos professores (90% norte americanos), onde o respeito à cidadania, o civismo, a formação moral e intelectual eram a marca registrada.
As brincadeiras sadias, a fraternidade e o companheirismo irrestrito que lá vivi foram meu alicerce de vida.
Indo ou passando por Santarém, um olhar saudoso a esse casarão é um ritual que repito sempre.