segunda-feira, 9 de abril de 2012

Recepção floril; juntemos exemplos, leitor!


Apesar do arvoredo em volta não avistei flores à entrada da escola pública - Curitiba,  Mussunguê, arq. pessoal
Meus olhos são como faróis; eles buscam motivos para encantamento, entre outras contingências da atenção objetiva. Quer um bom exemplo? O da recepção floril, porque não importa se você entra pela garage, tem acesso à portaria do prédio comercial, repartição pública, escola ou residência. Ser recepcionado pelas espécies floris faz enorme diferença, concorda comigo, leitor? Veja algumas amostras que recolhi nas minhas andanças; repare na ausência floril, também.

Observe a recepção que têm as crianças  em escola municipal, lá no Barreirinha - Curitiba, arq. pessoal
Paisagismo escolar - Gostaria, entretanto, de ver as entradas escolares floridas; tenho certeza de que muitas crianças não têm qualquer recepção agradável em casa. A Escola, no seu propósito de bem educar, inclusive, à entrada do espaço de estudos e convivência, faria um bem enorme às novas gerações se lhes proporcionasse uma agradável recepção no início das atividades diárias.

Uma espécie trepadeira pode estabelecer o contraste visual floril - sítio particular em Colombo, arq. pessoal
Ontem, o arquiteto Marcelo Lorenzetti, editor de O Lápis Verde, mostrou uma solução encontrada pela empresa construtora do Shopping Pátio Batel, aqui em Curitiba. Estenderei uma das minha caminhadas e tentarei avistar mais de perto a multifunção do jardim vertical feito no tapume  da obra.


Tufos de flores fazem a recepcão agradável não apenas aos moradores do prédio, mas também aos passantes- Curitiba, garage, Bigorrilho, arq. pessoal
Você conhece uma escola que mantém a atenção cuidadosa na receptividade floril à entrada das suas instalações? O arquiteto Álvaro Castro Lima, em postagem exclusiva sobre o tema, ali no Arquitetura Escolar, indica algumas espécies e aponta cuidados elementares no quesito paisagismo escolar. Colegas professores, pais de alunos, diretores de escola e pessoas interessadas no tema educação bem poderiam aumentar a rede de atenção ao tema. Eu adoraria destacar as informações contextualizadas que chegassem ao meu conhecimento.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails