terça-feira, 10 de abril de 2012

O filme Xingu é imperdível, leitor!

 
O livro acima ofereceu o conteúdo ao filme "Xingu" - Reprodução do site da Companhia das Letras
 
O filme Xingu é uma narrativa encantadora e ao mesmo tempo altamente perturbadora. Não deixe de ir ao cinema. Prestigie o ótimo trabalho cinematográfico brasileiro. É uma radiografia pungente do panorama histórico baseado no relato dos irmãos Villas Bôas. Ela começa em 1941 e vai até 1961 com a criação do Parque Nacional do Xingu.  É um filme épico, caro leitor! É necessário destacar a adjetivação, especialmente junto aos jovens, sempre carentes de referências exemplares em solo nacional.

Reprodução- divulgação do filme Xingu

O ressalte feito à história brasileira e as sutis menções às contradições, inclusive, às ações de hoje, estão lá no filme, mas o ponto soberanamente interessante foi para mim a descoberta do que fizeram os irmãos Villas Bôas. Eles atravessam o portal da aventura juvenil ao verdadeiro mergulho nas questões ambientais e travaram incontido combate ao desrespeito imposto pelas autoridades às nações indígenas. Foram e são exemplos de heróis nacionais. O filme tem o mérito de mostrar ao público um trio de jovens brasileiros intrépidos e determinados. Gostei muito e muito de tê-lo assistido. Quer detalhes sobre o filme e da filmagem? Faça uma leitura vertical do blog. Elenco e direção merecem parabéns.

Os jovens estudantes precisam ver na tela do cinema os bastidores do que seus livros de Geografia e História relatam ligeiramente sobre a Transamazônica ( Record, via YouTube) e, finalmente, acerca da criação do Parque Nacional do Xingu  (YouTube)

Agora ? Quero ler com o vagar merecido o livro A Marcha Para o Oeste, de Orlando Villas Bôas e Claudio Villas Bôas, uma vez que as anotações dos audazes desbravadores contam os fatos retratados no filme.

 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails