quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Da janela é possível avistar...


Trago dentro do meu coração
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de  janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
.........
(Fernando Pessoa em Álvaro de Campos,  Passagem das Horas )

Bom dia, leitor! Bela está a manhã em Curitiba. Reúno uma trinca de adjetivos para descrevê-la: ensolarada, fresca e primaveril. Você poderá dizer o mesmo aí com relação ao seu local de domicílio ou espaço de passagem? O leitor costuma viajar e ficar longe de casa? Deve ser interessante abrir a janela e avistar lugares diferentes. É o seu caso?

Arq. pessoal

O que vejo?  - Quando abro a janela da frente de casa, logo avisto o meu jardinzinho.Agora? Basta esticar a mão e  logo pego um galho de bougaville em flor. Mais adiante com olhar acompanho a movimentação da rua naquele vai e vai de carros, bicicletas, motos, ônibus e vai-e-vem de pessoas, mas logo levanto os olhos para avistar a cor do céu, hábito diário já consolidado diante das variações do tempo em Curitiba. Já avistei, entretanto, muitas paisagens diferentes. Elas estão bem guardadas, neste cofre de imagens retidas pela lembrança dos dias de outrora. Você tem os seus guardados visuais colhidos ao abrir as janelas, também.

Já prestou a atenção?- Descrever o que se avista da janela pode parecer uma atividade insignificante, talvez desconsiderada em blog -  ou em sugestiva proposta de redação escolar! Oportuniza, entretanto, uma dupla de benefícios, tanto ao que lê, quanto a quem escreve: o tempo de reflexão e a tentativa de aproximação com a realidade visual em expressivo retrato feito com as palavras. Quer tentar? O poeta Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, acima em destaque, ajuda a descrever, embora subjetivamente. A escolha é sua, de direito.

Outro modo de descrever - Com a sua câmera do celular  o leitor pode fazer uma excelente descrição visual do que avista ao abrir a janela, o que não significa mostrar um lugar belo. A beleza é relativa, bem sabemos, não é mesmo?

O que vê agora, logo adiante da janela, meu caro leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails