sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quantas cartas o vestibulando escreveu em 2011?

Que a variedade de tipos de textos fique agora e sempre bem na mira do vestibulando, caro leitor; a redação de cartas curtas, formais ou informais  é uma delas, mas quantas correspondências você acredita que o estudante redigiu em 2011? As demandas empreendidas pelos jovens estão, infelizmente, a léguas de distância da rotina cotidiana. É necessário ajudar a encontrar pontos de apoio reflexivo sobre os temas mais diversos.

As fontes de conteúdo - As colunas dos leitores dos jornais e revistas, as reclamações, as solicitações e cumprimentos enviados aos órgãos públicos e particulares ou às pessoas públicas ajudam a reunir exemplos, não apenas das satisfações do cidadão, mas também da sua descrença na conversinha intitucional para enganar incautos. As redes sociais oferecem, também, uma grande possibilidade de exemplos. Não basta manter uma página no Twitter ou no Facebook; é preciso mostrar para o que ela serve. Eu costumo acionar as páginas tuiteiras e confirmo a prontidão interativa e o (des) respeito ao leitor, interlocutor ativo nem sempre bem considerado pelas instituições, especialmente as públicas. Faço o teste de S.Tomé, invariavelmente.

Telefonar, tuitar, enviar e receber e-mail diante da (in)satisfação oferecem exemplos de ações interativas; semelhante à exigência de redigir uma carta com demanda real de conteúdo- arq. pessoal

Lamento - Infelizmente a redação nas redes sociais nem sempre é objetivamente centrada nas demandas coletivas - e nem poderia, uma vez que a liberdade temática é uma preciosa conquista da sociedade, mas algumas pessoas públicas bem poderiam escrever como exemplos incontestáveis de clareza, pertinência temática e atenção ao leitor de qualquer idade e grau escolar. Editores responsáveis pelas páginas tuiteiras das institutuições não podem perder a mira no interlocutor, no que escrevem e diante das circunstâncias como fazem as solicitações ou queixas.
Uma proposta ao leitor do NaMira ou da minha página no Twitter é a que você relate uma providência obtida mediante a redação de uma postagem, carta ao jornal ou revista ou um tweet, por exemplo.  Reunirei as várias contribuições aqui. 

Sem dúvida alguma - Os jovens estudantes e os colegas professores de redação que passam pelo NaMiradoLeitor certamente agradecerão a ajuda, mesmo que fiquem em silêncio com esta que ora escreve. Está disposto a  colaborar?

Até  a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails