domingo, 6 de novembro de 2011

Pescada Amarela, lá no Carrefour!


Encontrei postas de Pescada Amarela, lá no Carrefour - Curitiba, arq. pessoal
 
Os supermercados da redondeza de uma hora para outra resolveram vender peixes amazônicos. Eu adorei! Já comprei postas de tambaqui, de tucunaré e agora de pescada amarela e de branca. Eu adoro peixe de qualquer modo de preparo, mas não nego que aprecio quando os tenho como grelhados, fritos e ensopados, bem assim nessa ordem deliciosa. Acompanhados de pimenta, farofa ou de pirão, caro leitor, qualquer peixe dos acima listados é muito saboroso.

Diga lá! - Gosta de peixes, leitor? Quais são os seus preferidos? Alguma receita especial? Na Amazônia os nossos rios são muito piscosos; a variedade é enorme, tanto de peixes escamosos, quanto de pele lisa. Muitos brasileiros nem imaginam a fartura que os grandes rios e seus afluentes conservam. Dava para fazer até um alfabetário com os nomes dos nossos peixes.

Hoje decidi preparar o almoço doméstico; vou fazer um ensopado de pescada amarela. Ainda tenho em casa um pouco de tucupi e um molho com pimenta de cheiro, portanto,a saborosa mistura de sabores está garantida no almoço de domingo.

Até a próxima!


2 comentários:

  1. Peixes? Gosto muito!
    Primeira dica, compre seus peixes numa das feiras livres ou no Mercado Municipal. Certamente o resultado será bem melhor!
    Aprendi com uma amiga que possui uma banca de peixes na feira a fazer um ceviche usando tilápia (ótima entrada para um prato principal a base de peixe).
    Fatie finamente os filés de tilápia. 3 filés servem muito bem 6 pessoas. Numa travessa acrescente as raspas da casca de 1 limão e o suco de 2 limões Taiti. Deixe na geladeira por 2 horas para que o limão "cozinhe" o peixe. Rale um pedaço de 2 cm de gengibre, misture com 8 colheres de shoyu e 1 colher de sakê culinário (se tiver). Corte em cubinhos uma cebola roxa. Junte a cebola ao peixe, misture com o molho. Acrescente uma generosa porção de salsinha e cebolinha picadas. Leve de volta à geladeira até o momento de servir!
    É sucesso na certa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela receita, Takeuchi; quem sabe qualquer hora dessas eu a experimente...

    Quanto à compra dos peixes concordo que os do Mercado Municipal e feiras são de melhor apreciação, mas acontece que neles não encontrei os peixes amazônicos citados na postagem acima. Quem dera achar tambaquis, filhotes, tucunarés, pescada amareça, entre outros para comprar, preparar nossos pratos típicos e desfrutar deliciosamente das gostosuras...

    Grata pela visita ao na Mira; é um prêmio às minhas intenções interativas com os supostos interlocutores.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails