quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conhece a cidade de Bragança, no Pará ?



Já visitou a antiga e bela cidade paraense de Bragança, leitor? Foto de Daniela Torres


O leitor no NaMira conhecerá, aos poucos, maiores detalhes, se assim desejar e visitar mais vezes o blog,  sobre as cidades da Amazônia paraense. A colega profª Daniela Torres, dedicada educadora afeita aos conhecimentos da Biologia e à rendição consentida nas alegrias da fotografia, ajuda hoje na composição visual à postagem; dê uma olhada nas fotos que ela fez para a cidade de Bragança, conhecida como a Pérola do Caeté, em razão do rio que banha a cidade. 

As paisagens paraenses - O Nordeste do Pará abriga as cidades litorâneas. Elas estão à beira do oceano Atlântico. São fontes indiscutíveis de preciosos guardados históricos. Qualquer dia desses trarei informações sobre o municípios que compõem as cinco microrregiões conhecidas como Bragantina, Cametá, Guamá, Salgado e Tomé-Açu. Aliás, quem sabe um dia até desembarco em Belém e vou até à saudosa Bragança; de lá empreendo uma pesquisa mais detalhada sobre as 6 mesorregiões ou polos do grande Pará. Diante das semelhanças geográficas, tais como a paisagem natural, organização do espaço regional, crescimento econômico, social e cultural, essas mesorregiões agrupam 143 municípios. Tenho grande interesse autoral no tema.


Reprodução


Interesse amazônico - Há muito para conhecer no Pará e na Amazônia, caro leitor!  Interessa-lhe, também? Será que o seu conhecimento é apenas o que sai superficialmente na mídia impressa, em forma de crítica ou bem maquiado nos cadernos de turismo?

Mais atenção!- Diante do plebiscito que acontecerá em dezembro no território paraense, o que você sabe acerca da imensidão regional? A superfície do Pará é de 1.247689,515 Km2, o que equivale a 14,65% da área total do Brasil. É muito chão, rio, floresta e vidas para bem administrar.

Necessária explicação - Quando eu ainda era estudante normalista (há muuuito tempo) tive excelentes professores de História e de Geografia do Pará; na universidade, optei pelas disciplinas que fortaleciam o conhecimento regional, tais como História da Amazônia e Antropologia Cultural e Cultura Brasileira, portanto, explica-se a minha preocupação em bem descrever a vida paraense, imersa no contexto amazônico, aspecto certamente desconhecido para muitos brasileiros das demais regiões, leitores do NaMira e acompanhantes da minha página tuiteira

Conheça mais - Para conhecer mais a cidade de Bragança  que tal acompanhar em leitura vertical o blog da Daniela? Em meio ao rol de descrições centradas na Biologia, a professora deixa emergir a vida escolar pública. Talvez, a colega nem perceba, mas as suas fotografias e indicações de links aos edublogs dizem muito sobre as condições oferecidas ao escolar, portanto, da gerência administrativa estadual. Comprove o que advirto, prezado leitor. Vá conhecer mais sobre Bragança, também!



Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails