quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As habilidades requisitadas na prova de Compreensão e Produção de Textos

Costumo perguntar aos meus novos alunos, inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná, se já identificaram os objetivos da prova de Compreensão e Produção de Textos. A maioria nem parou para refletir, embora reconheça a falha.

Ações conexas - Compreender um texto é entender as informações ali contidas; delas obter todas as respostas às indagações que se tenha na cabeça, enquanto produzir textos é atribuir sentido às palavras concatenadas em texto de qualquer tamanho e complexidade. Tudo muito simples, mas para quem aprendeu a ler e a escrever com autonomia.

Dúvidas quanto à composição dos textos comumente propostos pela UFPR? Agende aula comigo: araujodoralice@hotmail.com
O grande temor - A maioria dos vestibulandos teme a prova que dá título à postagem que ora redijo. Sabe por quê? Costuma ler por cima, sem atentar aos componentes estruturais de um texto. Talvez não tenha encontrado professores que olhassem os textos como uma composição. É provável que o hábito de ler tenha sido negligenciado na família, também. A boa notícia, caro leitor, é que há remédio; basta querer ler.

Eu quero; eu posso ler e escrever, sim! - Tudo na vida é assim, fincado no desejo. Quem deseja quer, avança e obtém. Desejar ler é uma atitude poderosa, muito poderosa. Requer estratégias, é claro. Exemplos e incentivos promovem a melhoria geral, também na escrita.

Para a maioria dos vestibulandos a hora de redigir um texto é uma prova de fogo; conheço a situação bem de pertinho. Ofereço uma série de 15 aulas básicas aos vestibulandos durante os meses anteriores, mas a maioria deixa para buscar "socorro" apenas depois que a UFPR divulga a lista da 1ª fase, ou seja, a uma semana da fase nº 2.  É a hora da famosa correria.

Você vê a razão para que eu considere imprescindível a  prova de Comprensão e Produção de Textos na primeira fase e não na segunda, caro leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails