Ações conexas - Compreender um texto é entender as informações ali contidas; delas obter todas as respostas às indagações que se tenha na cabeça, enquanto produzir textos é atribuir sentido às palavras concatenadas em texto de qualquer tamanho e complexidade. Tudo muito simples, mas para quem aprendeu a ler e a escrever com autonomia.
Dúvidas quanto à composição dos textos comumente propostos pela UFPR? Agende aula comigo: araujodoralice@hotmail.com |
Eu quero; eu posso ler e escrever, sim! - Tudo na vida é assim, fincado no desejo. Quem deseja quer, avança e obtém. Desejar ler é uma atitude poderosa, muito poderosa. Requer estratégias, é claro. Exemplos e incentivos promovem a melhoria geral, também na escrita.
Para a maioria dos vestibulandos a hora de redigir um texto é uma prova de fogo; conheço a situação bem de pertinho. Ofereço uma série de 15 aulas básicas aos vestibulandos durante os meses anteriores, mas a maioria deixa para buscar "socorro" apenas depois que a UFPR divulga a lista da 1ª fase, ou seja, a uma semana da fase nº 2. É a hora da famosa correria.
Você vê a razão para que eu considere imprescindível a prova de Comprensão e Produção de Textos na primeira fase e não na segunda, caro leitor?
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário