quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A força dos ex-alunos da escola pública

Você estudou em escola pública, leitor? Não importa a fase escolar; se você sentou na carteira e acompanhou a rotina de uma instituição pública terá sempre muito a observar. Será que poderia compartilhar uma resposta, ali na caixa de comentários?

A imagem saudosa da minha ex-escola primária, o Grupo Escolar Barão do Rio Branco- belém, arq. pessoal


Poderá, se assim desejar, fazer muito pela instituição. Acompanhe atentamente as notícias; visite se puder a escola ou a universidade, faça fotos, reveja o antigo lugar com olhos de gratidão ou de preocupação pela negligência perene ou descaso. Não abandone a sua ex-escola! Tome uma atitude! As verbas públicas que mantiveram a sua estada na antiga ou atual escola foram investimentos potencializadores. Será que tudo foi em vão? Não sobrou nada, nadica de nada de apreço pelo lugar dos seus estudos? Nenhum professor merece uma visita, nem a biblioteca,  nem o espaço de convivência conseguem evocar não apenas a sua visita física, mas também o empenho solidário de um ex-aluno bem sucedido na sociedade?

Se ex-aluno - Faça alguma coisa; tome uma atitude em prol da sua ex ou atual escola pública. Se deixarmos apenas nas mãos dos atuais gestores, não sei não, as tristes notícias tomarão maior vulto. Talvez, se a secretária municipal Claudia Costin, exemplar gestora municipal, lá no Rio de Janeiro, compartilhar algumas lições com os demais secretários, quem sabe a situação das escolas públicas melhore. Eu leio diariamente as boas notícias que ela tuita, assim como avisto nos retuites a receptividade e apreço dos professores municipais pelas ações, sob as rédeas da secretária. Presumo que sejam expressões sinceras, portanto, valerá ouvir e ler sobre o trânsito gestor percorrido. Gostaria até de saber se ela é ex-aluna de escola pública, também. Quem sabe explique o ânimo e tenacidade expressos com as  causas da educação pública? Perguntarei, lá no meu Twitter

Vozes nas redes sociais e na vida - Alguns dos meus conhecidos, tais como o jornalista Jairo Marques têm no currículo escolar a marca da escola pública. Sei que outros leitores aqui do NaMira estiveram ou estão nos espaços escolares públicos. Quer alguns exemplos, já declarados?  O Alessandro_M (ex-aluno da Universidade Federal do Paraná) o Ximangolandia (ex-aluno do Colégio Estadual Paes de Carvalho), a Marcela Gonçalves (atualmente na Universidade Federal de São Carlos) entre outros poderão fazer muito pela educação pública. Quer saber como?

                        A desculpa é a correria da vida. Estou há mais de seis meses pensando em fundar uma associação de ex-alunos(cont.)- Bruno R. Barbosa

Seria pedir demais? Caso seja um ex-aluno de escola pública, por favor, indique o nome da escola, o local, assim como compartilhe notícias que exibam não apenas os problemas, mas também as soluções oferecidas  pelos administradores escolares. Forme um grupo de ex-alunos, tal como deseja o bacharel em Direito Bruno R. Barbosa, que planeja formar uma associação de ex-alunos. Adorei o plano porque a imagem de ex-alunos de volta à antiga escola é emocionante e providencial. Eles chegam fortalecidos pelas experiências e são mobilizadores em potencial das mudanças alvissareiras.

Veja dois exemplos de textos que tratam da questão ex-alunos; eles não deixarão a escola cair no esquecimento. Confira o que comenta criticamente o Stenphen Kantz e o que oferece a Cínthia Rodrigues, do IG.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails