segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gosta de jabuticabas, leitor?

Eu simplesmente adoro quando chega a temporada das jabuticabas! É uma das frutas que não fazem parte da minha infância, pois não é própria das regiões quentes, meu caro leitor. Conheci o sabor e a aparência das jabuticabas apenas quando, lá pelos idos de 1986, cheguei para estudar e morar em Campinas(SP).

Que fruta deliciosa é a jabuticaba! arq. pessoal 2011
Qualquer dia desses pedirei aos donos de uma residência vizinha para para fazer uma foto da árvore carregadinha de frutos, porque entre a minha vontade e a foto há um muro bem alto. Os que moram no Sul e Sudeste têm da jabuticabeira a inteireza do formato, mas os que são das demais regiões brasileiras dispõem  apenas das ilustrações ou da distribuição do produto nos supermercados. Aliás, as da foto acima, foram compradas, ali no Supermercado Festval. O leitor poderá avistar, se olhar atentamente a segunda foto, que o Kg da fruta é R$5,99; bem baratinho, não é mesmo?

Porções de jabuticaba à venda nos supermercados-arq. pessoal 2011
Preços diferentes - Recordo-me de ter visto pequenas porções de jabuticabas à venda em um supermercado, lá em Belém. Não consigo, entretanto, lembrar do preço, mas a diferença fez-me atentar ao fato de que como são caras as frutas amazônicas encontradas aqui, por exemplo, em Curitiba. O custo do transporte explica em parte o alto valor das frutas estrangeiras na região.

Diga lá! - O leitor por acaso tem uma jabuticabeira no quintal da sua casa ou de algum familiar? Em volta da árvore, em ambiente doméstico, sobrevivem sempre muitas histórias. Na minha família há uma mangueira. Qualquer dia desses trarei não apenas imagens fotográficas, mas também algumas histórias testemunhadas pela antiga companheira que ao longo dos anos premia a todos com ótima temporada de frutos. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails