quinta-feira, 7 de julho de 2011

Professores descontentes? Devem explicam os porquês das greves...

Ontem de manhã estive na Biblioteca Pública do Paraná, mas antes passei pela Praça Osório; depois de atravessar aquele corredor de barracas com artesanato vi um aglomerado, ali no começo da Boca Maldita. O grupo de pessoas era composto pelos professores vinculados às redes municipal e estadual no Paraná; eles reinvindicavam a aplicação da Lei do piso Nacional do Magistério, que é de R$1.187, além de 33,3% de hora-atividade.

Recebi um panfleto, ao passar pela Boca Maldita - Imagem: site do Sindicato


Aqui entre nós - Tenho muitas curiosidades não respondidas e imagino que o leitor atento fique encafifado com o tratamento oferecido pelas autoridades aos colegas professores da rede pública pelo Brasil afora. O estado de greve, ressaltado, por exemplo, na reportagem Greve dos professores completa ...  (UOL Educação) inspira muitas preocupações. O alcance é nacional, reparou?

No maior silêncio... - Lamento, entretanto, que embora o Na Mira tenha professores no plantel de leitores e seguidores, não encontro nenhum deles para trocar ideias, a partir da realidade no campo de trabalho. A exceção é feita, felizmente, pelo colega professor de História, o paraense Marcelo Carvalho, responsável pelo Mídias na Educação .

Restrição objetiva - Não sei se acontece com você, mas a minha preocupação aumenta, quando vejo que os aglomerados em movimentação típica das greves assumem vinculação partidária;  penso que desvirtuam, assim, o discurso educacional em meio ao insuportável blá-blá-blá atrelado ao partido regulador, infiltrado na fala reivindicatória.  Suponho que ali não estão os colegas professores descontentes, mas sim vinculantes ao partido vermelho. As bandeiras não deixam qualquer dúvida; a mim são aversivas.  Sabe por quê? Não tenho partido e nem louvo a nenhum. Gosto de ideias e de pessoas, não de partidos políticos. A opção política é um direito, mas não uma imposição, inclusive visual. Na greve dos educadores ela é repulsiva.

Os porquês dos reclamos -  Será que o leitor mantém alguns questões não explicitadas com a regularidade desse estado de greve presente, inclusive nos Estados, tal como mostra a reportagem do UOL? Compartilhe- as comigo; quero fazer uma lista e enviá-la ao Sindicato da categoria, aqui no Paraná. Sabe os porquês da minha preocupação com tais questões? Ao lado da movimentação expansiva dos reclamos é necessário esclarecer pontos obscuros, sem os quais a solidariedade da sociedade civil à categoria acontece de maneira capenga.

Interaja comigo - Abaixo inicio a lista com perguntas; interaja com a postagem, meu caro. Educação pública é um tema sério demais para ser levado com desconsideração, inclusive pelos que não têm filhos ou parentes em escolas públicas. Inclua a sua pergunta na lista abaixo:

1) Qual é o valor da hora-atividade paga pela rede municipal de Curitiba?
2) Há diferença entre o valor pago pela rede estadual? 
3) Qual a lotação mínima e máxima de alunos nas salas de aula? 
4) Há compatibilidade entre a demanda de matrículas e quadro docente na ativa?
5) Novas escolas foram construídas em Curitiba e nos demais municípios paranaenses entre o período de 2010/11?

Confira - Veja os sites da  Secretaria Municipal de Educaçao de Curitiba  e Secretaria Estadual de Educação do Paraná; nenhuma menção às queixas dos colegas, mas a imprensa e os professores vinculados às redes têm o dever e o direito de desvendar os os problemas educacionais, sem qualquer temor de represália-  ou será que têm?

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá Doralice,

    Parabéns pela postagem oportuna e corajosa.

    Acrescentaria uma pergunta: Os professores municipais e estaduais possuem Plano de Cargos, Carreira e Remuneração?

    Aqui no Estado do Pará o PCCR foi criado ano passado pelos Deputados Estaduais e sancionado pelo Governo, porém, após um ano, a lei não foi efetivada e o PCCR está engavetado.

    O Piso também é solenemente ignorado pelo governo estadual.

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    Ps. Obrigado por mais esta referência ao meu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails