sábado, 12 de março de 2011

O terremoto, as chuvas, as notícias e o leitor

Ontem acompanhei o trabalho noticioso dos veículos de comunicação e não há como discordar de quatro pontos evidenciados: a extensão das perdas incalculáveis, a rapidez das informações alimentada pelas redes sociais, a estrutura de apoio às vítimas e a solidariedade mundial diante das consequências do terremoto no Japão.
Fonte: Tiago Recchia, na Gazeta do Povo, hoje

O tempo chuvoso, entretanto, é  uma ameaça, aqui no Brasil. No bairro onde resido não há deslizamentos e nem bueiros transbordando, mas a cidade não é assim totalmente sem problemas de estrutura. Mesmo os bairros centrais, apesar dos cuidados diários com a manutenção da limpeza, especialmente dos bueiros, têm a sua cota de sofrimentos. Os  periféricos e as cidades vizinhas de Curitiba têm a sua história triste para contar. Quer conhecer um pouco? Veja a reportagem Chuva provoca interdição total nas...( Eloá Cruz, Gazeta do Povo, ontem)

Comparações informativas - Há alguma informação local que você gostaria de enfatizar, caro leitor? A chuva continua pelo Brasil afora, os problemas saltitam e entravam o curso da normalidade cotidiana. Sabe como sei? Os participantes da minha página no Twitter emitem e reproduzem descrições e queixas contextualizadas. É a vida que muitas vezes está fora da tevê ou do caderno jornalístico diário, talvez porque sejam fatos isolados, de magnitude subestimada.

Interaja - Abra uma janela, mostre o seu panorama para nós, meu caro. Uma frase bem descritiva ajudará a melhor dimensionar. Vamos lá, tente! Crianças, jovens e adultos atentos formam as fileiras desejáveis de cidadãos da melhor estirpe. Seja um deles. Escreva e noticie. O que mais aflige a vida aí na sua rua, no bairro, na cidade e região? 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails