sábado, 16 de junho de 2012

Já tomou o seu munguzá, leitor?


Gosta de munguzá? Ele é muito apreciado na minha família. No destaque, o  munguzá que preparei para tomar na cuia, logo de manhãzinha - Costume amazônico e saudade, arq. pessoal
Chame como desejar aquele mingau de milho branco acrescido de leite e canela, meu caro leitor. Já ouvi chamarem, aqui pelo sul e sudeste, o meu munguzá de canjica, também. Tanto faz a denominação empregada; brasileiros sempre descobrirão o sabor delicioso de um mingau de milho branco. Eu? Costumo saborear o meu munguzá em cuias, tal como a da foto em destaque.

Aliás, hoje à tardezinha, servirei porções de munguzá aos poucos amigos que a vida aproxima realmente. Experimentarão como se saboreia um mingau na cuia, recipiente feito da casca do fruto da cuieira. Como o leitor poderá perceber, sempre encontro um modo de trazer ao NaMira um pouco da saudosa Amazônia.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. É de dá água na boca. Lembro de minha infância. Munguzá ou mingau maranhense (como alguns chamavam), era minha "merenda" favorita.

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso o mingau, Doralice. Ontem estive na praça da Ucrania e por pouco não comprei umas espigas de milho pra me arriscar no preparo de um delicioso mingau ou quem sabe um curau.

    Quando eu fizer passo por aqui pra deixar o relato da experiência.

    Otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil de preparar um mingau de milho verde, Marcio; arisque-se ousadamente. Ficará feliz com o resultado, caro leitor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails