terça-feira, 12 de junho de 2012

Ler e escrever são habilidades funcionais

Saudosos ex-alunos, hoje universitários na UFPR, em treino de leitura que precedia metodologicamente o da escrita-  Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, arq. pessoal
A dupla infalível - Ler é decodificar informações; exige habilidades nem sempre bem intermediadas pela família e a escola. Escrever é atribuir sentido às palavras e notações léxicas; exige, igualmente, o treino disciplinado e objetivo.  
Preencher as lacunas - Nossas crianças e jovens brasileiros têm direitos com relação ao aprendizado da leitura e da escrita, mas nem todos têm conhecimento do fato. Cabe-nos, caro leitor, a cobrança diária pela mudança de atitude dos que têm o poder para transformar os tristes números que emergem do panorama educacional brasileiro. Exemplos?  Uma carta à coluna de um jornal ou revista, uma postagem em blog ou comentário bem argumentado em rede social podem exibir o compromisso de cidadão atuante, além do poder da outorga eleitoral. Costuma encarar a leitura e a escrita funcionalmente, também?
Um dupla de veículos jornalísticos para abastecer as referências informativas das crianças e jovens que passam pelas minhas aulas. Faço alterações costumeiras, também, arq. pessoal
Metodologia - A funcionalidade da escrita é tema e amparo metodológico nos meus Encontros Marcados com a Redação. Disponho ao estudante 2 jornais, no mínimo, para que ele mantenha a sua informação bem antenada; se ele alega não poder nos demais dias ter acesso aos jornais e revistas de maior circulação sabe o que faço? Aponto a Sala de Periódicos, lá na Biblioteca Pública do Paraná, espaço de leitura e reflexão gratuito à disposição do usuário, aqui em Curitiba. Ler e escrever com clareza na própria língua é um dever; em contrapartida há o direito de bem treinar as habilidades determinantes na vida em sociedade. Alguma dúvida, caro leitor? Vamos conversar?

Até a próxima!

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