terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Você observa bem a sua cidade?

 
Caminhar e observar tudo e a todos é uma obrigação do cidadão atento-  Curitiba, Rua Martin Afonso , esquina com a Capitão Souza Franco, Bigorrilho, arq. pessoal
Muitos de nós passamos pelas ruas das nossas cidades e não avistamos as belezas e os problemas enfrentados pela população. Dependendo da nossa perspectiva e da forma (des)compromissada  percebemos ou não as soluções ou a manutenção dos entraves à vida satisfatória para todos. É uma questão de escolha, mas é questionável. Vem aí em outubro a eleição para vereadores e prefeitos. Ficar atento é uma obrigação nacional.

Da janela de um carro, de um ônibus, do assento da moto ou bicicleta as visões mudam, caro leitor.  Imagine o que seus olhos poderão avistar se fizer caminhadas regulares pelos seu bairro? Eles serão como faróis a iluminar as descrições das belezas e dos problemas; se estiverem amparados pela máquina fotográfica ou da câmera de um celular, ui, ninguém segura um cidadão atento. Eu garanto.

O transporte coletivo da sua cidade merece qual nota? Em Curitiba temos queixas, mas as satisfações são destacadas-  estação -tubo ao lado da UTFPR e Shopping Estação , arq. pessoal

Diga lá! - Você deixa seu carro em casa e pega a bicicleta ou embarca no ônibus, aí no seu bairro? Experimente. Tenho certeza de que verá uma outra cidade, perceberá o motivo das queixas ou das alegrias do cidadão. Mude de transporte e as conclusões emergirão com fundamentação assentada na realidade.

Eu caminho  com regularidade pela área central de Curitiba; ando diariamente pelo agradável bairro Mercês e sei identificar as boas condições de vida ao residente ou ao transeunte. Experimente andar mais pelos arredores da sua casa, caro leitor. Anote as dificuldades encontradas. Faça algo, imediatamente: escreva, blogue, tuite, reclame e advirta a todos sobre o que seus olhos avistaram. Colunas dos jornais e páginas nas redes sociais poderão fazer o papel de carteiros da sua reclamação ou aplauso. Experimente.

Observadores atentos - Veja a excelente postagem As árvores das cidades pedem socorro, assinada pelo Clovis Akira, no Coletivo Verde. Você poderá fazer muito se registrar aspectos que beneficiem a todos. Siga o exemplo do W.CTakeuchi; ele circula muito pela capital curitibana e registra tudo o que vê.  É um autêntico cidadão atento. Faça o mesmo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails