terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O leitor comenta; siga o exemplo, também!

 
Não há quem resista ao encantamento dos parques em Curitiba. Parque Tingui, na Festa de S. Nicolau, arq. pessoal 2011
O Marcelo Nolaz aceitou o meu convite para puxar a cadeira e sentar aqui para uma conversa. O tema? A postagem anterior; nela a questão central era a função objetiva das nossas cidades. A transcrição do comentário abaixo é um exemplo de clareza na exposição das ideias.


 Dora, baseado na minha experiência de viver neste momento fora do Brasil, o que posso perceber é que nossas cidades de fato além de nao estarem preparadas para atender às necessidades das sociedades em que ela habitam, os espaços públicos/coletivos desrespeitam qualquer idéia de coletividade. Sao carros estacionados sobre as calçadas, bares com as mesas espalhadas por toda a calçada, lojas com seus diversos cartazes, anúncios, etc. sobre as calçadas, música com altura muito além do permitido, ambulantes, etc. Bem, poderia escrever um montao de exemplos, coisas que um cidadao europeu, em geral, nao está acostumado a ver em suas cidades. É uma pena que perdemos o respeito pelos valores mútuos e infelizmente os espaços coletivos, muitas vezes, sao utilizados pela imposiçao violenta, por aqueles que se consideram proprietários de tais espaços. Acredito que necessitamos evoluir muito enquanto sociedade para que de fato nossas cidades possam refletir um espaço que abriga e acolhe a todos, até lá, continuaremos sendo vistos como ¨selvagens¨ por outras sociedades que foram possíveis de evoluir. É isso! 

A  sua participação é importante , caro leitor. Apareça para trocar ideias comigo, também. Um blog é como uma sala sempre aberta para receber as visitas dos amigos, conhecidos e desconhecidos. Puxe a cadeira e digite a sua prosa. A minha única restrição é para com os comentários anônimos, nem sempre distintos e com intenções claras, mas há quem deles se utilize para expressar o que não é possível diante da transparência das ações, o que é uma questão de escolha.

Outro exemplo de interação chegou; veio assinado pelo Carlos Macapuna. Acompanhe o que ele comenta:

           Realmente Dora, nossas cidades estão longe de estarem preparadas para as pessoas, pelo menos para todas as pessoas. Pois sabemos bem que, a maioria das cidades brasileiras não apresentam uma infraestrutura mínima de mobilidade eficiente. Se compararmos com cidades de países desenvolvidos então...

De bike pelo mundo, gostei da ideia! Mas confesso que já pensei, e ainda penso, em viajar nesse mundão de moto! :D


Seja sempre bem-vindo ao NaMira, caro leitor.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails