domingo, 5 de fevereiro de 2012

Peras em calda; eu sei prepará-las, leitor!


Pêra importadas a um ótimo preço no Mercadorama; mais barata que a nacional, mas por quê? arq. pesoal
No começo da noite de sexta estive no supermercado. Lá no Mercadorama o Kg da pêra estava a R$3,98; aproveitei o ótimo preço e trouxe uma boa quantidade para casa. Há muito tempo eu queria preparar uma porção de peras em calda.

As providências- Fiz uma busca ligeira no enorme rol de receitas disponíveis na internet, mas todas indicavam um ou outro ingrediente indisponível em casa. Foi, então, que decidi fazer a minha própria receita, o que não é uma novidade. Quem me conhece sabe que adoro inventá-las.
Primeira etapa - Com coragem de enfrentar até o erro, lá fui para a cozinha bem decidida. Quer acompanhar os meus passos de doceira improvisada, caro leitor? Pois bem, acompanhe:

*Lavei oito peras e lhes tirei as cascas, mas conservei todos os cabinhos ( as receitas diziam para deixá-los)

*Espremi uma laranja e obtive o equivalente a meio copo de suco (do tipo americano); retirei os gominhos e os caroços e misturei a 1 copo e meio de açúcar. Achei um exagero, mas arrisquei, assim mesmo. 

*Coloquei tudo na panela e com a ajuda de uma colher de pau fiquei mexendo aquele líquido açucarado, quando vi que  já estava com a calda bem grossa, mergulhei asperas descacadas.

Eu jamais tinha feito peras em calda, mas agora regularmente terei porções na geladeira- arq. pessoal

Segunda etapa - Fiquei ali do lado da panela e com a ajuda da colher hidratei as peras com a calda fervente.

Terceira etapa - Quando percebi, talvez tenham transcorrido umas duas dezenas de minutos ou mais, a calda estava bem grossa e as peras bem brilhantes.

Como você vê, leitor, é muito fácil preparar a gostosura. Você certamente encontrará outras receitas, mas nenhuma igual a minha, não é mesmo?

Um detalhe: dedico esta postagem ao meu ex-aluno, o Mário, futuro jornalista; ele sempre incentivou que eu escrevesse postagens sobre as minhas receitas. Tenho sido obediente.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails