quarta-feira, 2 de março de 2011

Quer ir à escola de bicicleta? Cuidado!

Eu aprendi a pedalar com uma Monareta; já faz um tempão. Foi lá em Campinas(SP), onde levei muitas quedas e fui vítima de acidente, ali nos arredores da Unicamp. Fui parar no hospital; tenho marcas na perna direita e um buraquinho na cabeça, além de um certo trauma de pedalar, mesmo aqui em Curitiba.

Lembranças - Muitas vezes, quando ainda estudava na Unicamp, eu pegava a bicicleta e fazia divertidos passeios pelo arredores de Barão Geraldo; uma das minhas amigas, hoje profª na Unesp, era a maior incentivadora. Fomos muitas e muitas ocasiões pedalando de casa até à Faculdade de Educação. Ela aparecia e logo dizia: "Vamos, Doralice, larga hoje o carro!" - eu aceitava, porque tinha companhia na pedalada.

O bicicletário no pátioda UFPR exibe a presença dos universitários pedalantes - Alto da XV, Curitiba - Arquivo pessoal

















Não dão lucro! - Juro; se eu tivesse menos temores para pedalar eu iria de bicicleta ao meu curso de redação, aqui em Curitiba, mas não tenho coragem. Quando avisto um carro em alta velocidade o medo retorna; deixo a bicicleta em casa. Seria tão bom se mais ciclistas circulassem pela cidade! As autoridades, infelizmente, não gostam dos pedalantes. Penso que o fato é explicado diante da inexistência de retorno financeiro aos cofres públicos. Você também pensa assim, leitor?

A insignificância - O ciclista é como a calçada para o pedestre. Poucos administradores públicos os consideram importantes. 

A disputa pelo espaço nas ruas envolve um jogo de forças -  Arredores da Praça Tiradentes, Curitiba- Arquivo pessoal



Transporte escolar - A minha filha também queria ir à escola de bicicleta, mas eu a dissuadi; temo pela falta de segurança e paz no trânsito. Imagine uma adolescente atravessar o bairro Mercês para chegar ali no  agitado Rebouças? Sei, entretanto, que muitos estudantes fazem outros percursos, ainda mais perigosos. Já vi, inclusive, na UTFPR um bicicletário; é a prova da demanda pelo estacionamento no interior da escola. A foto que registra , por exemplo, o pátio da UFPR, ali no Alto da XV, igualmente defende a necessidade de ciclovias para todos os bairros de Curitiba.

Convite - Será que o atual prefeito curitibano já andou de bicicleta? Será que ele aceitaria um convite, prezado leitor? 


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails