terça-feira, 1 de março de 2011

Aparência contrastante entre as escolas públicas e...

Fachada imponente e bem cuidada; visão comum nas escolas religiosas -  Bragança, no Pará- Foto cedida p/ Ivana Migueli

Administradores das escolas públicas deveriam assuntar com os gestores das escolas confessionais, ou ditas religiosas. Um motivo sobressai na defesa dessa ideia, caro leitor: eles cuidam muito bem da escola e deixam o ambiente extremamente agradável aos que  nele trabalham e estudam. O visitante sempre chega e sai com ótima impressão desse tipo de escola.

Áreas amplas para o recreio estudantil e destacado aproveitamento do arvoredo - Bragança, PA(imagem cedida)

















Perfil das escolas religiosas - Você já viu uma escola administrada por qualquer instituição religiosa com o prédio escolar apresentando negligências com relação à conservação? Observou a atenção dispensada aos espaços de convivência das crianças e dos jovens? Deu uma olhada na aprimorada limpeza externa e interna? Já esteve sob a rotina escolar? Presenciou o funcionamento de tudo?

O trio articulado - O que há nos bastidores das escolas confessionais ou religiosas? Uma filosofia, um projeto pedagógico e um compromisso da comunidade escolar. É o trio que falta às escolas públicas. 

Diga lá! - Alguém aqui conhece uma escola pública que mereça ser destacada pela caracterização presente nos parágrafos 2 e 3? Vale a indicação. Não tenho como fazer um mapeamento local e nacional, mas sim com a ajuda do leitor pelo Brasil afora. Que tal participar? A imagem abaixo é extremamente significativa para mim; sou ex-aluna do Instituto de Educação Deodoro de Mendonça. Nele cursei o antigo Magistério, equivalente ao ensino médio de hoje. Gostaria muito de avistar a minha antiga escola bem cuidada, tal como deve ser tratada a escola pública brasileira.



Apesar da majestade arquitetônica...  - Inst. de Educação Deodoro de Mendonça - Belém, Pará- Arquivo pessoal















Dupla experiência - Eu já trabalhei como professora de língua e literaturas da língua portuguesa em escola confessional e também em escolas públicas, portanto, caro leitor, não estou a comentar sem a devida experiência com o tema.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails