domingo, 14 de novembro de 2010

O leitor está na mira

Fotografar o leitor completamente absorvido com a leitura é o que mais gosto de fazer, quando estou com a máquina na mão.

Tudo quieto, nenhum passageiro para passar pela roleta e o Rodrigo absorvido na leitura do jornal  -O leitor exemplar, Curitiba, Praça da Ucrânia, 11 nov. 2010


Costumo sempre compartilhar os jornais, as revistas e os livros com os cobradores de ônibus, pois sou adepta do leu e passa adiante; já presenciei alguns fazendo a leitura obrigatória para o vestibular e também livros de poemas, o que demonstra claramente que ler é uma questão de prioridade e de gosto, concorda comigo?

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Em setembro, passando por CBA, esperava o ônibus num tubinho ali perto da praça Japão. Cidade quieta, poucos passageiros, o cobrador também se dedicava à leitura de um livro. Chamou minha atenção a cena! Rara, muito rara, no Brasil. (no Brasil em que eu vivo, pelo menos).

    No dia seguinte, feriado, a mesma cena, e tive, então a chance de trocar algumas palavras com ele, que me contou um pouco de sua história, de seu interesse pela leitura e cultura.

    O mesmo cobrador, fixo no mesmo ponto, conhece os velhinhos que vêm e vão, cumprimenta pelo nome a maioria deles. Uma senhora, idosa (ele me revela, sozinha, sem atenção da família), tem no cobrador sua dose diária de convivência e diálogo. Cena linda, comovente.

    Certamente, é um cidadão com capacidade de análise e crítica maior do que muitos "letrados" que conheço. E isso, com certeza, deve incomodar muita gente que, embora tendo acesso a livros desde criança, jamais aproveitou a oportunidade...

    ResponderExcluir
  2. Linda narrativa, Alex; há um outro caso, ali no tubo do expresso que fica em frente ao Shopping Estação. Já fiz uma foto dele; vou procurá-la no arquivo e reproduzir aqui oportunamente.

    Grata pela simpática visita altamente contribuitiva.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails