quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A expressão segura das ideias; experimente compreendê-la

Opinar exige um razoável conhecimento sobre o tema da conversa ou da redação; você já prestou atenção nesse detalhe? Pois bem, é indispensável estar informado sobre o tema, mas quais seriam as fontes abundantes da informação? Jornais, revistas, livros, espaços na internet e a indispensável boa conversa com leitores.

Meus alunos contam com a fartura informativa e a orientação ajustada  às exigências do vestibular da UFPR, entre outros exames seletivos - Encontros Marcados com a Redação, 2010

Interaja - Qual a sua principal fonte das informações, prezado leitor? Poderia indicá-la aqui? Eu gostaria de reunir alguns depoimentos de leitores e blogueiros. Sei que muita gente lê as postagens, portanto, reúne condições de participar objetivamente da questão proposta. Aguardarei.

O que fiz - Ontem levei para a sala de aula uma reportagem que anunciava a intenção do governo federal em validar para dois anos o Enem (Folha de SP, Larissa Guimarães, 17/11) e compartilhei o texto com os meus alunos, uma vez que nem todos têm assinaturas dos jornais ou o costume de comprá-los na banca. A tarefa da manhã? Escrever um comentário ao Painel do Leitor e, assim,  treinar a redação de carta curta, bem do jeitinho exigido pela UFPR. Uma das cartas dos meus alunos, enviada lá mesmo da sala de aula, saiu hoje editada na versão online da Folha. Confira:

                                                
                                              Sou vestibulanda e estou acompanhando indignada os transtornos que o Enem vem oferecendo a milhares de estudantes, bem ao contrário das vantagens anunciadas. Se não bastasse, o governo quer realizar mais de um exame ao ano, conforme informado na reportagem " Governo  poderá passar a  valer por dois anos".
( Ellen G. Sakowicz, vestibulanda em Curitiba)


Não deixe de participar  da questão acima; é importante identificar como o leitor qualifica as suas informações diárias. Servirá de referência bem pontuada aos jovens estudantes, sempre carentes de bons exemplos em todos os aspectos.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails