quarta-feira, 13 de outubro de 2010

GOL ou TAM? Com a palavra o leitor

Eu sempre comento com os meus alunos e aqui em casa com minha filha, ainda estudante do curso técnico, de que é muito mais agradável aprender a argumentar com temas bem próximos, ligadões ao rol das nossas vivências, porque o conhecido abastece a reflexão e oferece o combustível à formação de conceitos, impressões e argumentos. Quer um exemplo?

Manter-se bem informado, conversar, ler e treinar bastante a escrita são atitudes que realizam a necessária convergência ao êxito na escrita estudantil , interativa e precisa - Encontros Marcados com a Redação, 2010





Viajei até Belém; fui chamegar um pouco mais com a minha mãe, de 91 anos, hoje com declarada dependência, em razão do mal de Alzheimer. Pois bem,  diante da pressa, fui para lá em um avião da GOL, mas na volta vim em um da TAM.

Tenho uma lista de motivos para optar pela TAM nas próximas viagens, prezado leitor: o tratamento cordial do comissariado, o espaço entre as poltronas, a precisão do horário do embarque, o o lanche oferecido e o aeroporto indicado à conexão, porque eles estabelecem um enorme contraste entre as duas companhias áreas, portanto, se puder não hesitarei em viajar futuramente pela companhia área que me trouxe de volta para Curitiba.

Pense e responda para argumentar - Você já "viajou sob as asas" da TAM e da GOl? Discorda do meu comentário acima? Há, é claro, uma lista de pontos a considerar: a tarifa , o horário escolhido, a época do ano e as condições do tempo para decolar. Eu voltei de Belém ontem; saí de lá em voo lotado com escala de 2horas no RJ.  Entrei no avião juntamente com um grupo numeroso de passageiros. Fiz uma excelente viagem, apesar da longa permanência no espaço áereo e espera na conexão, no Rio de janeiro. Saí às 02h40 de Belém e cheguei à capital paranaense às 9h48.

Interaja e comente - Adoraria saber a sua resposta, prezado leitor. Com ela será possível mostrar o posicionamento (tese) que você conserva quanto à escolha de uma companhia área para se deslocar de um lado para outro neste Brasil de longas distâncias, assim como o modo como argumenta (opinião). Será possível escrever um pequeno comentário apoiado em lista de motivos, exemplos, interrogações, comparações e outros procedimentos argumentativos que bem justificam um ponto de vista com elegância e distinção. Participe.

Meu ponto de chegada e partida em Belém - Aeroporto de Val-de-Cãns, out. 2010



A vida permanente de aprendiz - As crianças e os jovens têm muito a aprender na escola, mas os colegas professores também. Raramente encontro um aluno no meu curso de redação que já chegue com autonomia teórica para escrever textos de opinião - e eles são egressos de todas as escolas e cursinhos de Curitiba e de algumas cidades deste querido Paraná.

Devagar se vai ao longe - Escrever bem e concatenadamente exige reflexão, técnica , domínio dos recursos textuais e exercício constante. Os temas são circunstanciais; prefiro lhes apontar os mais simples e próximos e, aos poucos, lhes apresentar outros mais complexos. O aprendizado centrado em objetivos é racional. Garante o sucesso.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Bom dia,querida!Vc acredita que nunca viajei de avião?abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredito; eu nunca viajei de foguete, nem de moto. Obrigada pela visita, Bezinha. Todos os comentários serão levados ai para cima em postagem a seguir.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails