sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ele gosta da escada - e você?

O jovem estudante em destaque manteve uma conversa breve comigo, mas muito significativa, porque quando estudamos em um lugar sempre mantemos algumas preferências e simpatias. Eu gostava do prédio,mais exatamente do estilo arquitetônico das escolas, do silêncio das bibliotecas e da área de convivência  repleta de arvoredo para o recreio. Para mim são inesquecíveis itens - e você? Gosta do quê?

Na semana passada eu estava em proposital caminhada para encontrar as minhas lembranças escolares em Belém. Comecei pelo antigo Grupo Escolar Barão do Rio Branco, mantido pelo governo estadual e localizado no nobre bairro de Nazaré, ali nos arredores da famosa Basílica  e da estilosa Rua Braz de Aguiar.



Sem hesitar na escolha o Juan, 7ª série, gosta da escada da escola - Belém, EEEFBarão do Rio Branco, 6 out. 2010


Eu estava do lado de fora da escola, bem ali juntinho do muro, enquanto esse rapazinho aguardava o preparo de um lanche de uma banquinha, dessas que atendem aos passantes e principalmente aos escolares. Ao vê-lo ali, logo perguntei:

- O que você mais gosta aqui no Barão do Rio Branco? Ele nem pestanejou e logo declarou sorrindo:

- Ah... é a escada. Ela é linda!

Puxei o papo para a questão interna da rotina escolar e perguntei: além da escada o que mais gosta na escola? 

Foi, quando tive uma  grata surpresa, porque o estudante respondeu: Das aulas da professora de matemática! 

Impedimentos à entrada - Já tentei entrar na  saudosa escola que me habilitou à 2ª série do antigo curso primário, mas não consegui. É a hora do almoço ou a funcionária precisa pedir autorização da diretora, no "momento muito ocupada" e a "senhora vai ter que esperar muito", mas um dia entrarei para fotografar a linda escada e quem sabe conversar com a colega professora de matemática, assim como a de português e percorrer as espaçosas salas da minha vivência escolar infantil.

O andaime à esquerda do prédio escolar indicia uma reforma, mas será preciso conferir a conclusão da obra; testemunhas oculares confirmarão o fato. - Belém, EEEF Barão do Rio Branco, 6 out. 2010


Arquitetura e educação negligenciadas - O prédio é lindo! Veja as fotos que reuni, mas o ar é de abandono e descaso do poder público. Quero fazer algo pela escola querida, mas não sei ainda como. Já pedi apoio e visibilidade fotográfica  a alguns tuiteiros residentes em Belém, mas apenas a Franssinete deu pelota  ao meu desabafo entristecido de ex-aluna do Barão do Rio Branco.



Exemplo de arquitetura escolar integrada à paisagem do bairro de Nazaré o prédio do Barão do Rio Branco aguarda reparos e manutenção - Belém, 6 out. 2010


Apenas de fachada? - Vi um andaime encostado do lado esquerdo do belo prédio escolar, mas o jovem estudante foi preciso e direto, quando perguntei se a escola estava em reforma. Declarou o seguinte:

   -"Os caras vieram aí e depois sumiram; já faz um tempão que não aparecem!"

Orgulho discente - Eu não sei quem vai ser eleito o novo governador do Pará, mas juro que tentarei um encontro com o escolhido. Quero que o Juan, o estudante que gentilmente deixou-se fotografar, tenha mais bons motivos para gostar de estudar no Barão do Rio Branco. Além da escada e da professora de matemática um aluno tem o direito de sentir orgulho do lugar que os pais escolheram para ele estudar. Juro que vou marcar uma audência com esse governador e voltarei aqui para compartilhar com você, carissimo leitor, não apenas o resultado da conversa, mas a impressão conclusiva dos estudantes sobre a escola e as suas características externas e internas.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails