Na semana passada eu estava em proposital caminhada para encontrar as minhas lembranças escolares em Belém. Comecei pelo antigo Grupo Escolar Barão do Rio Branco, mantido pelo governo estadual e localizado no nobre bairro de Nazaré, ali nos arredores da famosa Basílica e da estilosa Rua Braz de Aguiar.
Sem hesitar na escolha o Juan, 7ª série, gosta da escada da escola - Belém, EEEFBarão do Rio Branco, 6 out. 2010 |
Eu estava do lado de fora da escola, bem ali juntinho do muro, enquanto esse rapazinho aguardava o preparo de um lanche de uma banquinha, dessas que atendem aos passantes e principalmente aos escolares. Ao vê-lo ali, logo perguntei:
- O que você mais gosta aqui no Barão do Rio Branco? Ele nem pestanejou e logo declarou sorrindo:
- Ah... é a escada. Ela é linda!
Puxei o papo para a questão interna da rotina escolar e perguntei: além da escada o que mais gosta na escola?
Foi, quando tive uma grata surpresa, porque o estudante respondeu: Das aulas da professora de matemática!
Impedimentos à entrada - Já tentei entrar na saudosa escola que me habilitou à 2ª série do antigo curso primário, mas não consegui. É a hora do almoço ou a funcionária precisa pedir autorização da diretora, no "momento muito ocupada" e a "senhora vai ter que esperar muito", mas um dia entrarei para fotografar a linda escada e quem sabe conversar com a colega professora de matemática, assim como a de português e percorrer as espaçosas salas da minha vivência escolar infantil.
O andaime à esquerda do prédio escolar indicia uma reforma, mas será preciso conferir a conclusão da obra; testemunhas oculares confirmarão o fato. - Belém, EEEF Barão do Rio Branco, 6 out. 2010 |
Arquitetura e educação negligenciadas - O prédio é lindo! Veja as fotos que reuni, mas o ar é de abandono e descaso do poder público. Quero fazer algo pela escola querida, mas não sei ainda como. Já pedi apoio e visibilidade fotográfica a alguns tuiteiros residentes em Belém, mas apenas a Franssinete deu pelota ao meu desabafo entristecido de ex-aluna do Barão do Rio Branco.
Exemplo de arquitetura escolar integrada à paisagem do bairro de Nazaré o prédio do Barão do Rio Branco aguarda reparos e manutenção - Belém, 6 out. 2010 |
Apenas de fachada? - Vi um andaime encostado do lado esquerdo do belo prédio escolar, mas o jovem estudante foi preciso e direto, quando perguntei se a escola estava em reforma. Declarou o seguinte:
-"Os caras vieram aí e depois sumiram; já faz um tempão que não aparecem!"
Orgulho discente - Eu não sei quem vai ser eleito o novo governador do Pará, mas juro que tentarei um encontro com o escolhido. Quero que o Juan, o estudante que gentilmente deixou-se fotografar, tenha mais bons motivos para gostar de estudar no Barão do Rio Branco. Além da escada e da professora de matemática um aluno tem o direito de sentir orgulho do lugar que os pais escolheram para ele estudar. Juro que vou marcar uma audência com esse governador e voltarei aqui para compartilhar com você, carissimo leitor, não apenas o resultado da conversa, mas a impressão conclusiva dos estudantes sobre a escola e as suas características externas e internas.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário