segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Redação alinhada ajusta-se à linguagem solicitada

Um dos recursos textuais imprescindíveis à redação classificatória é a adequação do nível da linguagem. O candidato não deverá esquecer de ajustar o seu vocabulário e o modo de construir as suas frases ao rol das exigência indicadas. Ajustá-la às contingências é uma exigência natural.

Mesmo nas conversas ligeiras e descontraídas, prezado leitor, reduzir expressões tais como  eu estou para ou você está para são aceitáveis, porque há esse componente da descontração, mas nas ocasiões formais como o debate presidencial, por exemplo, o candidato deveria cuidar mais da expressão oral, uma vez que a situação pede a fiança de um histórico cultural e domínio linguístico. 
Empregar articuladamente os recursos textuais exige conhecimento, exercício e atenção às exigências de uma proposta de escrita. A adequação do nível da linguagem é um deles - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, set. 2010

Muito cuidado - Você tem filhos ou é um dos inscritos nos vestibulares concorridos? Saiba que na hora de escrever a redação ou durante a prova do Enem o estudante deverá exercer rigorosa atenção ao que oferecer à leitura do corretor. Não negligenciar da concordância entre as palavras e não diminuir  as expressões verbais.

Acompanhei ao vivo- A candidata do PT à presidência da república ofereceu, ontem à noite no debate promovido pela TV Bandeirantes, um péssimo exemplo de inadequação do nível da linguagem -   e apenas diminuiu a gravidade da situação, porque compartilhou uma nova expressão aos telespectadores: repetiu inúmeras vezes o verbo tergiversar, mas nem por isso conquistou a absolvição da sua inadequação linguística ao abreviar as expressões acima indicadas.

Valer-se do treino do emprego dos recursos textuais é garantir ótimo desempenho na redação- Encontros Marcados com a Redação, Curitiba,set, 2010


Quer aprimorar a escrita? - Na próxima quinta-feira receberei novos participantes aos meus Encontros Marcados com a Redação; conhece alguém interessado,  em Curitiba?

Encontros Marcados com a Redação
-Exclusivos para vestibulandos e inscritos no Enem -
 > às quintas, das 18h30 às 20h30
 > reservas: casadalinguagem@uol.com.br

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Quem usa o verbo tergiversar? Só a Dilma mesmo... Não importa o que ela use imaginando ser culto, sempre aparecerá brega.

    ResponderExcluir
  2. É uma expressão bem incomum no vocabulário usual, mas quando utilizada com naturalidade reflete ajuste da herança cultural acumulada, Marcela.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails