quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dedos afiados no teclado ou caneta certeira na folha de redação

Eu nunca viajei de moto ou de foguete, mas estive como passageira de quase todos os meios de transportes. Sei como é que nos comportamos sobre o trote de um cavalo e já peguei um remo para ajudar a levar uma canoa, lá no Lago do Curumu, na Alenquer brasileira, situada à margem esquerda do Rio Amazonas,  porque há outra em Portugal, município do distrito de Lisboa. Um dia quero ir lá conhecê-la, mas de avião, porque eu tenho muitos receios só de pensar em empreeender uma longa viagem de navio.  A experiência marítima tem as suas ondas e elas não combinam comigo. Fico enjoada.


A leitura vertical é fundamental  - Na postagem abaixo - vá lá, leitor, dê uma olhada, assim entenderá melhor...- fiz uma pergunta direta: se o leitor prefere a companhia GOL ou TAM para viajar. A resposta era e ainda é livre, mas o meu propósito era mostrar como se escreve um comentário de opinião. Recebi até agora apenas três. Uma delas aqui e duas no meu Twitter; elas estão transcritas abaixo. São contribuições simpáticas, sob o calor abençoado da interação na web.


A escrita na internet seguirá propósitos circunstanciais; a praça é grande e as intenções variadas - Encontros Marcados com a Redação, 2010


Ficar atento é imprescindível - Jovens estudantes costumam escrever o que não foi solicitado ou omitir dados fundamentais em seus textos, quando estão submetidos aos comandos classificatórios, bem do tipo do vestibular e correlados. Um comando objetivo pede resolução objetiva, direta, atenta ao solicitado. Nem mais, nem menos, apenas o necessário.


    " Desisti de voar há muito tempo! Avião é mais pesado do que o ar. Foi inventado por brasileiro! Não pode dar certo! rsrsr
     Estou naquela fase do ' Boa romaria faz quem em sua casa fica em paz' rsrs "(LandNick, em 2 tweets)


Escrever sob circunstâncias - Na internet a descontração na escrita é grande; ela aproxima, nos diverte e amplia a interatividade, inclusive atemporal, mas a criança e o jovem não estão atentos às circunstâncias nas quais esse tipo de escrita acontece. Pensa que poderá escrever do mesmo modo e com o tom descontraído na hora da redação escolar ou classificatória, como é o caso do vestibular. Grande engano.



 "Bom dia, querida! Vc acredita q nunca viajei de avião? abraços(Be_neviani)


É pau, é pau! - Recomendo aos meus alunos a atenção máxima aos comandos das questões; eles traçam as exigências e o corretor acatará os ditames do solicitado, mas lamento também admitir que muitos comandos de questões, inclusive em concursos, aparecem mal elaborados, repetitivos e com inadequações da escrita. Qualquer dia mostro o santo sem dizer a igreja que o emprega como professor e elaborador das questões, porque as bancas de concursos são metidas a bestas e quando não ficam caladas acabam justificando o injustificável.


O aprendizado da leitura e da escrita exige o da atenção; comandos objetivos exigem escrita objetiva- Encontros Marcados com a Redação, 2010




Muita atenção, vestibulando - Quando se escreve um comentário de opinião três pontos devem ficar bem alinhados: o que você pensa sobre o assunto, a sua justificativa e o modo como expressa a sua ideia. Sem a articulação desse trio muitos tópicos ficam vagos e o interlocutor ficará com o trabalho de advinhar a ideia de quem argumenta. Nos momentos de descontração, tudo bem, é aceitável brincar com temas e sutrair ou diminuir palavras e dar um trabalho ao leitor, em troca do riso oferecido, mas na escrita da redação classificatória, por favor, não brinque. Eu não desculparei a desatenção ao comando e a redação será corrigida com o justo rigor.



    " Prefiro quem estiver vendendo mais barato."(Breno Peck)

Agradeço aos que cederam os comentários acima; graças à descontração na internet temos oportunidades valiosas de reconhecimento sobre as variantes da linguagem e os propósitos que oferecemos à expressão escrita, objetiva ou não.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails