domingo, 21 de outubro de 2012

Quero o meu voto impresso!

 
Reprodução do Google Imagens
A companhia dos atentos leitores é uma vantagem auferida na manutenção de uma página blogueira. Quer um exemplo? O arquiteto Marcelo Lorenzati ( O Lápis Verde) leu a minha postagem anterior e deixou um comentário com uma sugestão incisiva de leitura do Juridico News ( YouTube ). O tema? Uma reflexão ciosa e esclarecedora sobre a questão da confiabilidade nas urnas eleitorais.

Façamos um webcoro? - Basta um pouco mais de 30 minutos para conhecer o conteúdo do vídeo em destaque, meu caro leitor. É fundamental compartilhá-lo com os seus afetos familiares e concidadãos espalhados nas redes sociais. A exigência da adoção do voto impresso é uma questão imediata! Quero o meu voto impresso é uma frase de atitude moral. Que tal  fazermos um coro formado por bilhões de eleitores brasileiros? A hora é agora, antes de entrarmos no cenário eleitoral com data marcada para 28 de outubro, quando acontecerá o 2º turno à eleição dos prefeitos brasileiros.

O voto impresso é um parâmetro de confiança, mas a reforma não obteve sucesso para valer, a partir de 2014. O Superior Tribunal Federal barrou o nosso direito de avistar o comprovante. Na prática comparativa, é  como fazer um depósito bancário e não obter um recibo, imediatamente. Sem o voto impresso, a situação gera desconfiança, temor e destaca, portanto, a imoralidade do processo, indiscutivelmente.
 
Até a próxima!

4 comentários:

  1. Não considero, Doralice, que o voto impresso seja uma maneira eficiente de burlar fraudes. Como profissional da área de Tecnologia da Informação entendo que um comprovante impresso não garante isenção fraudulenta no processo
    eleitoreiro. Sistemas de Informação estão longe de ser isentos de falhas mas atualmente há inumeras técnicas de segurança que dificultam tal procedimento. Criptografia é um bom exemplo.
    Considero que o ceticismo não deve ser uma constante nas nossas vidas embora um cidadão atento não deve aceitar sempre o que lhe é imposto.
    Além disso, fico imaginando o quanto de papel o estado deveria dispor para atender a todos os eleitores. Levando em consideração que eleições no Brasil ocorrem de dois em dois anos e que em cidades com mais de 200.000 eleitores não é raro ocorrer dois turnos fico imaginando que muitas árvores deverão ser derrubadas para atender a todos.

    ResponderExcluir
  2. O tema é atual e pertinente.
    A introdução do voto impresso seria um elemento a mais para dar credibilidade ao sistema, embora esteja sujeito a vulnerabilidades, pois nenhum é completamente infalivel.
    Acho que o assunto deveria ser posto para discussão e, estudado à exaustão por técnicos, ser submetido a um referendum nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está sob a reflexão; talvez, poucos desejem refletir, mas já é um começo. A ideia de um "referendum nacional" é muito interessante, Onizes.

      Excluir
  3. É um direito discordar, Marcio; na condição de especialista em TI você dispõe de argumentos que explicam uma parte da questão com relação à desconfiança do eleitor votante.

    O interessante é a reflexão e o debate; a eleição, em 2014, já está na mira dos que vivem do jogo político.

    Grata pela visita e webconversa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails