quinta-feira, 19 de julho de 2012

Escola pública "especial" em Santa Felicidade


O antigo Educandário de Santa Felicidade, hoje EE de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, é mais uma escola pública NaMiradoLeitor- Curitiba, arq. pessoal 2012
Aos sábados ou domingos à tarde saio de casa no banco do carona; passear pelos bairros de Curitiba é um propósito de professora blogueira e interessada no tema da arquitetura escolar. Se passar na frente de uma escola pública, logo faço a rogativa: por favor, pare; quero fotografar a frente da escola. Dito e sempre feito.
 
Garbosos pinheiros do Paraná parecem admirar e bem proteger o antigo Educandário Santa Felicidade, hoje escola especial - Curitiba, arq. pessoal 2012
Padrão escolar? - No destaque você avista a Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, antes simplesmente Educandário de Santa Felicidade. A história sobre a troca do nome da escola e os trâmites encetados quanto à reforma e nova destinação, estão aqui em excelente reportagem da Gazeta do Povo, de 12/8/2008. 

Gostaria de poder, um dia, visitar a escola em destaque. Em rápida observação de passante atenta, percebi que o prédio é bem cuidado. Há, visivelmente, um composição paisagística paranaense na área frontal do prédio escolar. Nela, imponentes pinheiros ganham o destaque. Gosto muito,  caro leitor, de encontrar o aproveitamento das espécies nativas para fazer com o arvoredo a moldura de um prédio escolar. Os arquitetos e engenheiros civis, responsáveis pelo projeto e execução da construção original e reforma mais recente devem reunir informações preciosas sobre três aspectos: como era a área antes da construção, o estado de abandono encontrado no início da reforma e no que hoje é disposto à comunidade escolar.

O tema da arquitetura escolar é assim, apaixonante. Você faz a foto de um prédio e ele traduz uma história, aliás, inúmeras histórias. Quem desejar uma pesquisa de alcance espetacular terá um tema estimulante, sempre.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails