domingo, 15 de julho de 2012

A tradução real da vida marajoara


Imagem reproduzida via Google - A vida real no arquipélago do Marajó é desconhecida lamentavelmente entre paraenses e brasileiros de outras regiões, também!
Ao leitor do NaMira gosto de oferecer a melhor tradução dos fatos, mas tenho limites. Não disponho dos registros fotográficos desejados e faltam os detalhes assentados na realidade das minhas exigências. A solução? Trocar informes com blogs locais. Sobre a vida marajoara, por exemplo? Abaixo, você dispõe de links que traduzem a feição das dificuldades locais. 

Cadê a realidade - Não é de hoje que advirto quanto à maquiagem dos pacotes turísticos, componente vital para vender gato por lebre, ou ainda das reportagens incompletas que fazem na Amazônia paraense. Exibir apenas uma feição e negligenciar as demais, fortalece aquele triste e anêmico comentário destituído das peculiaridades locais, dos problemas e do escamoetamento das virtudes de uma região. 

Uma radiografia - Acompanhe a minha sugestão blogueira. É uma tentativa de trazer a vida que acontece, lá no arquipélago marajoara e não apenas ao que comumente é denominado de ilha do Marajó. Veja o exemplo a seguir e aguarde a inserção de outros, oportunamente:

 Imagem reproduzida - O (des)embarque com as condições acima foi interditado. Funciona atualmente sob improvisação - Ver blog do Dario Pedrosa, abaixo

* O que bloga o Dário Pedrosa sobre as condições inseguras do Porto de Cambará e a sua atual interdição.


Lamentavelmente, embora eu faça uma peneirada na questão panfletária, aqui e ali, as menções políticas são salteadas, mas o meu interlocutor atento e sagaz saberá separar muito bem as observações partidaristas. A franqueza, o despreendimento e a total desvinculação de benefícios políticos com a propaganda é, lamentavelmente, um trio raro em páginas blogueiras.  Fiquemos de olho, caro leitor; olho de lince para ler e entender sem perder o prumo interlocutor.

 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails