Pirarucu, peixe amazônico de sabor inconfundível - Imagem reproduzida do blog Letras Saborosas |
Pirarucu à delícia - Reprodução feita de A Crítica, jornal amazonense |
O leitor já provou bolinhos de pirarucu, um Pirarucu de casaca ou um Pirarucu à delícia? Sobre a espécie de peixe amazônico e outros bem ao gosto nortista, sugiro que você leia Peixes de água doce..., aqui do Letras Saborosas da jornalista Denise Rohnelt de Araújo, lá de Boa Vista, capital de Rondônia. As imagens e as receitas compartilhadas são estimulantes.
Um basta esclarecedor! - A ignorância acolhe informações hilárias sobre os nomes dos peixes amazônicos, tais como: pacu, baiacu, pirarucu, etc, mas o conhecimento sobre as expressões advindas da língua indígena é como a luz solar: ilumina, indica, compartilha e amplia as informações. Espalhe a boa notícia, leitor! Ajude a pedir que o Pão de Açúcar disponibilize a venda do delicioso peixe nas suas peixarias pelo Brasil afora. Eu já comecei a implorar...
Até a próxima!
Olá profa. Doralice Araujo!
ResponderExcluirFiquei muito feliz com a sua recomendação do meu blog Letras Saborosas aos seus leitores. Muito obrigada.
Mas gostaria de fazer uma correção, se me permite? Vivo em Boa Vista, que é a capital mais setentrional, do extremo norte brasileiro no estado de Roraima.
É muito comum as pessoas confundirem o RO de Rondônia com o RR de Roraima.
Seria interessante também divulgar que houve a modificação nos livros de geografia do Brasil, desde 1996, mas que até hoje não foi assimilado pelo povo brasileiro. Até a Rede Globo comete o erro de falar nas suas propagandas do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS). Na verdade o ponto mais setentrional no mapa do Brasil é o Monte Caburaí que fica em Roraima e o ponto Meridional é o Chuí. Nos ajude a divulgar essa informação e corrigir a nossa geografia brasileira.
Estou à disposição para quaisquer informação que quiser daqui das bandas do extremo norte brasileiro.
Um grande abraço
Denise A.R. de Araujo