quinta-feira, 5 de abril de 2012

Falares do nosso Brasil

A indicação de um leitor atento merece ser levada em consideração. Foi o que fiz hoje de manhãzinha com o link que remetia ao texto O falar nordestino é cheio de picardia, assinado pelo Fred Navarro ( Revista Continente ); ele foi enviado pela Be Neviani, a dama das notícias e dos links, ali na minha página tuiteira. O texto do Navarro mexeu com as minhas lembranças e agora trago ao leitor curiosa amostra  de expressões retiradas do Dicionário PapaChibé, da autoria do jornalista Raymundo Mário Sobral, meu conterrâneo, lá do Pará.

Imagem reproduzida via Google
SUMANO- expressão falada pelo paraense para designar outro conterrâneo.

ÉGUA - vírgula do paraense, usada entre mil de mil frases ditas, e com essa expressão, ele não tem a menor chance de errar nas
concordâncias...

PITIÚ - cheiro característico de peixe, você consegue sentí-lo com
maior intensidade no VER-O-PESO, cheiro de ovo também é pitiú.

MALUVIDO - menino desobediente.

TE ACOCA - te abaixa.

TUÍRA - pó da pele de quem não toma banho direito! rsrs (essa é boa!).

MAIS-COMO-ENTÃO? - "me explique por favor!"

BORIMBORA! - vamos embora

"MAS QUANDO!" - "você está mentindo!".

FILHO DUMA EGUA - filho da mãe;

E-GU-Á - Poxa vida!!!

PAI D'EGUA: - Excelente (às vezes com ironia)

(Amostra adaptada; leia mais no Açaí das Letras, de Amália Pércia

Diversificação linguística no Brasil - Variações da linguagem, tanto na oralidade, quanto na escrita exibem as faces dinâmicas do idioma. Quem viaja pelo Brasil e mantém atenção com a expressão oral reúne muitas histórias. Dialetologia foi uma das disciplinas que mais gostei no currículo de graduação em Letras; ela faz com que o professor de língua portuguesa estabeleça justiça entre os falares e expressões comuns aos que convivem nas cinco regiões brasileiras.

Traço de união -  Falamos e escrevemos em Português, mas com variações regionais, inclusive, na escrita, embora nem sempre comuns aos das demais regiões. É preciso exibi-las para comparar com a norma, considerada culta, ponto de união  na expressão escrita entre os nossos patrícios.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails