domingo, 15 de janeiro de 2012

Na Amazônia os rios são estradas, leitor!

 
As embarcações atracam aí, quando chegam ao município paraense de Gurupá - Reprodução da foto feita pelo Fernando Pessoa
Na Amazônia brasileira os rios são estradas, vias diariamente transitadas. O fluxo de embarcações de porte grande e pequeno e o vai- e-vem de pessoas  é muito, muito grande. Quem já viajou por lá terá sempre muito a observar. Já foi lá, leitor? Tem vontade de conhecer a região nortista, mas pela trilha oferecida pelos nossos rios? Ô beleza! Recomendo.

É preciso, entretanto, bem cuidar da segurança dos que se utilizam do escoadouro dos rios para trabalhar, passear e fazer pesquisas científicas, entre outros fins. A condição dos portos, por exemplo. Quem os observa com atenção? O governo? O cidadão? O turista ocasional? O olhar deve ser de todos; bem cuidar da segurança humana é uma obrigação coletiva.

Conhece o Porto de São Sebastião da Boa Vista(PA), leitor? Reprodução da foto feita pelo Delcimar Viana
Há muito tempo que peço aos meus conterrâneos o registro fotográfico com olhar de lince;  as vantagens, as dificuldades e as contradições encontradas na Amazônia paraense interessam ao brasileiro atento. Se eu tivesse maior contato com tuiteiros espalhados pelos municípios paraenses, nossa..., como seria muito bom. Trocar informes e refletir sobre os problemas e belezas locais seria extremamente interessante.

Sempre e sempre eu penso assim: tomara que a  Dona Internet.... com as suas asas velozes e avançadas faça por mim o que está fora do meu alcance logístico. Dependo dos cliques do leitor interessado no tema.

Ainda bem que os cliques tuiteiros vez por outra são sincronizados; o resultado é o que você vê nas reproduções  feitas aqui, caro leitor.  As fotos chegaram, lá na minha caixa postal  graças ao gentil Flávio Costa, conhecedor bem aclimatado ao cenário amazônico marajoara. Adorei!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails