segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A aprendizagem do prazer da expressão verbal


Tira do Benett ( Gazetado Povo, hoje )
A tira do Benett destaca duas frases célebres. O cartunista imprime maior qualidade ao seu trabalho autoral com traços, cores e crítica ao citar Nietzsche ( Educa Terra) e Emil Cioran. ( Traduções gratuitas) - e, muita gente, entretanto, jamais terá ouvido falar ou leu menções aos destaqueques nominais feitos pelo irônico cartunista da paranaesnse Ponta Grossa.  É assim que uma informação, por menor que seja, alcança novos leitores ou consolida a fidelidade já estabelecida.

Eco...- A propagação informativa aufere dimensões maiores quando quem diz ou menciona algo tem uma representatividade junto ao público leitor. Artistas sem maior expressão ou famoso ocasionais recebem enorme visibilidade, mesmo que expressem bobagens ou veleidades. O programa global em horário nobre noturno é um exemplo patético. Concorda comigo, leitor?

Que tal? - Não quero ler frases de quem nem faz por merecer a minha atenção, mas sim as que sejam muito próprias das pessoas da sua convivência, leitor. Há sempre alguém que costuma cunhar expressões ou frases que marcam a existência de todos. Interesso-me por elas, meu caro. Será que está disposto a compartilhá-las comigo?

Exemplos próximos - Em casa ouvi diversas vezes o meu pai dizer a expressão Ó, Deus! Meu pai, me ajude... como o se fosse um mantra. Um dos meus irmãos assimilou inteiramente o costume verbal paterno. Ôôô beleza! -  era a frase preferida da minha mãe. Tão forte e intensa era a inflexão que mamãe atribuia à frase que até hoje, quando vejo algo interessante, bonito e agradavelmente chegando, não hesito em dizer a expressão materna em arremate apreciativo e de saudade incontida. Frases cunhadas na interioridade familiar são inesquecíveis. Não tenho dúvida. Você tem alguma, meu caro?


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails