Muito lindas as flores de pau-brasil, concorda comigo, leitor? Reprodução autorizada pela Daniela Torres |
Ao lado da beleza da florada reparei em um detalhe importante na postagem em destaque. Será que você, também notou? As flores estão no interior de um espaço escolar público. Ô coisa boa de ver e saber. Na escola da sua época de criança ou de jovem o arvoredo estava presente, leitor? Tinha um pé de pau-brasil?
Já imaginou como devem ser orgulhosos os alunos e professores da EEEFM. Padre Luiz Gonzaga? Gostaria de saber dados sobre a administração pública à epoca da construção da escola, mas já sei como coletar tais informações. Pedirei que a colega professora, sempre com a sua máquina fotográfica nas mãos, faça uma foto da placa de construção da escola - e, quem sabe talvez de lambuja, ainda consiga umas fotos da frente da escola para que eu possa ver todos os detalhes da construção. Fachada, telhado, janelas, áreas de ventilação, boa condição de acústica, espaço de convívio, cantina, sanitários, biblioteca, tudo reúne a sua devida importãncia no edifício escolar, especialmente o público.
Prédio escolares públicos deveriam primar pelo arrojo arquitetônico. Muitas cidades têm na escolapara todos a única porta de entrada à prosperidade cultural das crianças e jovens. Lamentável é pensar no descaso, no desvio das verbas e na insuportável negligência com relação ao material e projeto arquitetônico oferecido ao público escolar. Um detalhe: não toquei aqui na questão do conteúdo escolar oferecido e nem mesmo na condição de trabalho e remuneração dos professores. Concentrei unicamente, em razão do objetivo da postagem, no espaço escolar - com o seu arvoredo floril ou frutífero - componente de extrema importância no conjunto oferecido aos que estudam e trabalham em uma escola mantida pelos cofres públicos.
Até a próxima!
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