terça-feira, 25 de outubro de 2011

A interaçao nas redes sociais; vantagens e perigos

Não há qualquer dúvida de que a minha postagem Redes sociais e a redação disssertativa, vestibulando (NaMiradoLeitor, 13 de out. 2011) ofereceu um ótimo treino  ao candidato do Enem. O tema era soberano e palpite quase evidente. Eu fiquei contente com a escolha temática, pois a agilização das informações é facilmente percebida, quando veiculadas pelas redes sociais. Tanto as boas, quanto as negativas, evidentemente. O interessante é saber utilizá-las com a finalidade ajustada às boas intenções, mas há quem as desvirtue maliciosamente.

A ponte sobre o Rio Negro(AM) tem 3,6 Km de extensão e estacas de 100 metros, segundo dados, inclusive fotográficos, obtidos em PiniWebConstruções e Engenharia

A eficiência das redes sociais - Ontem, por exemplo, tive novamente uma experiência  bem interessante de interatividade, quando estava no Twitter. Após a leitura que fiz da postagem Em Manaus, tumulto marca evento com Lula e Dilma do Josias de Souza ,  solicitei outras informações complementares ao jornalista, inclusive com detalhes visuais, uma vez que a tag #pontedobilhao estava presente na maioria dos tuites que entravam na minha página. Naquele momento, eu queria ver imagens da ponte!

Sabe o que fiz? -   Imediatamente empreeendi uma busca no Google e consegui duas referências blogueiras: uma que alude à questão do pedágio, no blog do Marcos Santos  e  reproduções fotográficas da ponte feitas pelo Tenente Joel, reunidas pelo blog do Xico , além dos preciosos informes do adv. Fagner, complementação informativa do jornalista Josias de Souza e oferta de link  à postagem de  Um presente( de grego ) para Manaus, do historiador e adv. Arthur Caldas.

Tuitadas convergentes - Acompanhe a reprodução das colaborações imediatas; elas evidenciam a reflexão e exemplificam as ações ágeis nas redes sociais, no caso em questão, via Twitter.

                Ela liga Manaus ao municipio de Iranduba,  q tem 40 mil habitantes e ainda Mas pelo menos o @portalR7 tá dizendo que outroSsSs  municípios serão beneficiados #PONTEdoBILHAO #estamosdeolho, indicou o  Fagner adv.

Pressione o link disponível, @araujodoralice. Há lá (uns poucos) dados sobre a ponte,  orienta o tuíte do jornalista Josias de Souza.

Clicar com responsabilidade, sempre!- arq. pessoal
Amazonenses com a palavra ...-  A ponte que liga a capital amazonense em direção ao pequeno distrito de Iranduba atravessa o Rio Negro para atender as demandas de 40 mil habitantes. É uma obra monumental, assim como outras, feitas pelos gestores públicos, em diferentes épocas da história brasileira. Ficará no registros das ações governamentais e aplicação volumosa do dinheiro público através das ações do governo federal, mas será que havia necessidade de gastar tanto dinheiro? Melhorar as condições de travessia e dotar a pequena cidade amazonense de melhores condições voltadas à saúde e educação não teria sido mais eficiente? Não poderei responder, mas os leitores de Manaus ou visitantes da capital amazonense certamente terão a palavra sob os olhares atentos dos internautas, inclusive o meu.

Enorme poder de ação - As redes sociais representam uma força poderosa nas mãos ágeis dos que as utilizam, caro leitor; ajudarão a firmar a reflexão sobre os temas do interesse cidadão, mas também poderão veicular todas as tristes ações que emprestam ao ser humano a condição de vilões da própria espécie. Cliques quaisquer, em direção coletiva ou individual, merecem a nossa reflexão e responsabilidade no compartilhamento ou ajuizamento do conteúdo veiculado, concorda comigo, leitor? Saber deles utilizar para bem informar e estabelecer convergências necessárias é um aprendizado. Estou aprendiz. Você, também?

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Parabéns Doralice pelo acerto do tema da redação do ENEM. Isso evidencia o quão engajada e quão eficiente é no seu trabalho. Certamente os alunos que acompanham seu blog e aqueles, que como eu, tiveram a honra de apriorar a escriva com suas aulas se darão muito bem na prova de redação. Eu já estou colhendo meus frutos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails