quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As redes sociais e redação dissertativa, vestibulandos!

Tenho alguns exemplos da agilidade das redes sociais no compartilhamento das informações, na atitude interativa bem objetiva e ênfase comunicativa nos aplausos, nas queixas e nas sugestões que empreeendo, especialmente na minha página no Twitter. Uma leitura vertical da timeline ajudará a comprovar o dito e o feito. Você tem obtido bons resultados nas redes sociais, também, caro leitor?

Há quem mantenha várias contas nas redes de relacionamento. Já expliquei, no entanto, as razões para privilegiar a oportunidade de teclar com o limite de 140 caracteres: estou satisfeita! Quer um exemplo? Veja que ótima dica de leitura veio hoje, lá para a minha timeline. Foi graças à excelente leitora Be Neviani, a dama das últimas notícias do Brasil e do mundo. Acompanhe, caro leitor, a reportagem Redes sociais são mais ágeis que SAC como canal de reclamação...(Lucas Sampaio, Folha.com, Tec, hoje) e comprovará dois pontos básicos: é importante buscar a companhia dos excelentes leitores nas redes sociais e manter uma página em uma das redes sociais é imprescindível.

O meu tec-tec-tec com vigor diário no Twitter- arq.pessoal
Exemplos e resultados - Você tem algum exemplo de resposta imediada ou menos demorada de um órgão público ou particular, quando buscou o apoio de uma rede social para intermediar a sua queixa, aplauso ou sugestão? Que tal contar ao NaMira? O tema é tão bom que até merece uma proposta de redação dissertativa para vestibulandos, candidatos à seleção oferecida pelo ENEM.

Treine a redaçãoProposta - No universo das tecnologias e sistemas de informações quase nada mais é impossível. As redes sociais constituem um apoio à agilização das demandas do cidadão. Ir direto ao ponto sem canais intermediários é uma realidade; órgãos oficiais adotaram páginas nas redes, portanto, o longe ficou mais perto, muito perto. Objetividade e argumentação lúcida traçam a defesa do cidadão. É um fenômeno que exige a soberana intermediação da escrita. É bingo!

Considere a reportagem em destaque e redija um texto dissertativo sobre a FUNCIONALIDE DAS REDES SOCIAIS; mantenha apoio argumentativo centrado na exemplificação e comparação de dados. Elabore um título ao seu texto. Máximo: 30 linhas Mínimo: 15 linhas (porque é uma vergonha escrever apenas 7 linhas, tal como exige o Enem)

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Muitíssimo interessante, colega Doralice!!
    Incrível mesmo o poder das redes sociais..
    Também sugeri aos meus alunos a leitura do seu blog, em especial as sugestões para o Enem.. eles gostaram muito da aula.. Pena que não interajam tanto quanto eu gostaria..
    Abraços..

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails