domingo, 23 de outubro de 2011

Redação do Enem? Anote meus 10 palpites

Uma leitura vertical do blog permitirá visualizar inúmeras dicas à elaboração de uma redação dissertativa, modelo tradicionalmente presente na proposta do Enem, mas hoje, imersa no clima de observação e envolvimento direto, decidi listar 10 palpites temáticos, também.

1- Inclusões diversas
2- Funcionalidade das redes sociais
3- Combate ao analfabetismo
4- Saúde pública
5- Língua Portuguesa
6- Participação popular
7- Brasil
8- Vida estudantil
9- Direitos e deveres
10-Energia elétrica e sustentabilidade

A redação dissertativa expõe o conhecimento do produtor do texto acerca do tema indicado. Exigirá certamente a elaboração concatenada de três componentes articulados com evidente progressão de sentido. O Enem aguarda que o candidato proponha uma solução ao problema indicado na proposta de redação. Uma reflexão sobre os temas acima permitirá que o participante encontre uma providência eficiente. Basta que se coloque diante da situação e busque uma alternativa para diminuir a tensão, o problema.

Reflexão nacional sobre os problemas - Pensar em soluções para cada um dos temas acima é um exercício diário de envolvimento do brasileiro, não apenas dos estudantes no Enem, mas vale a tentativa de reflexão em cadeia nacional estudantil. Você concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails